EDITORIAL: É URGENTE UMA LEGISLAÇÃO DESPORTIVA NACIONAL!
Depois de assistir com muita atenção, em vários replays, à entrevista do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Engenheiro Dionísio Pereira, concedida ao Portal Desportivo O Golo GB, na qual o jovem governante abordou vários temas, mas a mim despertou-me a atenção o assunto tangente à legislação desportiva guineense.
Na verdade, é urgente a existência duma legislação desportiva moderna e que responderá às necessidades atuais da Guiné-Bissau e dos guineenses, para melhor desenvolvermos o nosso setor desportivo nacional!
Obviamente, que ter um setor desportivo sem leis claras é como jogar num campo de futebol sem balizas, por isso, é urgente criar balizas no nosso campo desportivo, ou seja, “linha mestra”…
A legislação desportiva, só trará vantagens ao nosso desporto, assim como para o Estado da Guiné-Bissau, para os empresários, futebolistas, atletas, academias e desportistas em geral…
Com uma lei clara e atualizada, os empresários do desporto nacional e internacional saberão balizar os seus direitos e seus deveres com o país, com os atletas, seus familiares e as estruturas onde estão inseridas. Também saberão duma forma clara os seus direitos no campo desportivo guineense…
Criada à legislação desportiva, as academias informais passarão a dispor de uma ferramenta legal para a sua institucionalização, como uma organização desportiva com condições para desenvolver suas atividades no território nacional!
A mesma ferramenta legal, poderá ajudar a elevar o desporto nacional pelo menos para um nível médio ou amador.
Certamente que as instituições desportivas nacionais ficarão reforçadas, quiçá terão pelo menos meios para se funcionarem, através dos patrocinadores, que a partir da legislação provavelmente, terão suas vantagens em caso se patrocinarem uma organização desportiva no país!
A Guiné-Bissau tem um potencial enormíssimo no desporto, que ao nosso ver pode ser o nosso principal PIB -Produto Interno Bruto, substituindo a castanha de caju…
Temos exemplos de sobra, atualmente temos Joelson Fernandes no Sporting, Umaro Embaló e Ronaldo Camará no Benfica e Romário Baró e Madi Queta no FC Porto e muito mais… Isso só no futebol, onde temos ainda as futebolistas Mariatu Candé a jogar na Bolívia e Nádia Gomes que representa a seleção lusa, mas a militar na liga norte-americana.
Nas outras modalidades, temos a veterana Taciana Lima César no judo, Holder da Silva, Jessica Intchudé e Otoniel Badjana no atletismo. Na luta temos o Augusto Midana várias vezes campeão africano de luta, assim como miúdos talentosos que já deram várias medalhas de ouro ao país… É realmente um caminho a seguir!!!!
Nós acreditamos que o desporto pode ajudar e muito no desenvolvimento da Guiné-Bissau e no crescimento económico!
– Além de ser um fator de unidade nacional, o desporto é a nossa verdadeira potencialidade nacional…
– Desportivamente, O Golo GB – o teu portal desportivo!
© Sene Camará | Editor-chefe
Mercês, 18 de Novembro de 2019