DESTAQUE: BISSAU ACOLHE DE 10 A 21 DE MAIO ACAMPAMENTO DESPORTIVO DE BSPORTS
© O Golo GB
A delegação de Bsports chegou a Guiné-Bissau na tarde deste sábado (08-05), para a realização do primeiro acampamento desportivo para a formação e deteção de jovens talentos guineenses.
No evento que decorre de 10 a 21 de maio, em Bissau, os miúdos guineenses vão ter a oportunidade de viver a experiência e a realidade do processo de formação do futebol português e conhecer toda a metodologia Bsports e revelar os seus telentos futebolísticos.
Logo a chegada da delegação no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, na entrevista a O Golo GB, Manuel Cardoso, Diretor-geral de Bsports afirmou que o objetivo da vinda à Guiné-Bissau é de ver o potencial futebolístico que o país tem, e ver a possibilidade de os levarem para Europa, concretamente Portugal a fim de ingressarem no futebol profissional.
Manuel Cardoso, informou ainda que os treinos podem ser uma ou duas sessões diárias, com intuito de ver o potencial técnico dos jogadores e aperfeiçoa-los para o jogo, adiantando que vão focalizar nos miúdos de idades entre 16 aos 19 anos com objetivo de poderem os colocar nas equipas da primeira e segunda divisão portuguesa.
José Manuel Vicente, coordenador do Instituto de Formação da CPLP na Guiné-Bissau, entidade responsável pela vinda de Bsports ao solo guineense, afirmou ao nosso microfone que a deslocação de Bsports para Bissau, enquadra-se na implementação do novo projeto da sua instituição que visa ajudar os jovens guineenses no domínio da educação e formação.
“Bsports não é uma academia comum, mas sim do ensino integrado de currículo português e em português, que será uma mais valia para os atletas guineenses e o projeto, porque vai facilitar em termos de equivalência dos atletas quando deslocarem para Portugal e como também nos conteúdos programáticos”, disse Vicente.
José Vicente, afirmou por outro lado que já foram criadas as condições para a realização do evento que inicia na próxima segunda-feira, citando às parcerias com a Federação de Futebol da Guiné-Bissau e a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.
O responsável garantiu que os atletas têm muito a ganhar com este projeto que já existe em mais de 30 países, não só no domínio de futebol, como também no domínio de formação com a Academia Bsports, que “é uma Academia de alto rendimento e de formação de jovens”.
Além do Diretor-geral, Manuel Cardoso, integram a caravana de Bsports à Guiné-Bissau, o técnico Miguel Cruz e a Jornalista Inês Mendonça.