CALIFA CASSAMÁ QUALIFICA DE ‘DESORGANIZADA’ À FEDERAÇÃO DE FUTEBOL
© Edson Rodrigues
Continua ondas de críticas à entidade que gere o futebol na Guiné-Bissau, desta vez foi o treinador dos Estivadores de Portos de Bissau, Califa Cassamá (Zidane), a lançar duras críticas à FFGB, depois da derrota da sua equipa frente a Sporting Clube de Guiné-Bissau por [2-1], no encerramento da 8.ª jornada do Campeonato Nacional da primeira divisão, “Guines-Liga”, disputado ontem (19.05), no complexo desportivo do Estádio Lino Correia.
Califa, visivelmente insatisfeito, durante declaração à imprensa no final da partida, disse que ‘não é admissível em dois jogos uma equipa só tem o direito de receber o jogo (visitado)’, e não visitante numa outra partida.
“Um jogo muito triste, podíamos ter um resultado positivo de levantar a cabeça, mas não foi o caso. É difícil lidar com esta realidade no futebol guineense, na primeira volta o Sporting é a equipa visitada, na segunda voltou a ser equipa visitada, segundo o comunicado da FFGB e por além disso, o treinador do Sporting estava muito arrogante, onde disse que eles é que devem sentar no outro lado do campo”, afirmou o treinador.
Sem papas na língua, Califa, condenou a arbitragem do jogo que estava a ser dirigido por Quintino Jorge.
“Todos vocês viram o que aconteceu, árbitro condicionou a partida, eles estão a exagerar demais, pouca vergonha”, desabafou.
“Federação de Futebol da Guiné-Bissau está desorganizada, temos que evoluir isso não é o desenvolvimento do futebol, devemos organizar melhor”, disse o técnico, acrescentando que o seu adjunto-treinador, Amdu Seide, foi alvo de insultos durante a partida.
O Golo GB, contactou por via telefónica o presidente do Conselho da Arbitragem, Fidel Gomes, sobre o assunto, o responsável disse que nunca os árbitros são vistos com bons olhos em caso da derrota de uma equipa. Na sua visão, ‘é incoerente’, mas promete minimizar os erros e trabalhar melhor.
De informar que a maioria dos treinadores e jogadores do campeonato nacional da primeira divisão estão a criticar constantemente a arbitragem nacional.