CONFIRMADO: FIFA ESTUDA IMPLEMENTAR COPA DO MUNDO A CADA DOIS ANOS
© BeSoccer
No Congresso anual da FIFA, 166 dos 188 membros votaram a favor de levar a cabo um estudo para comprovar se seria possível disputar a Copa do Mundo, tanto masculino como feminino a cada dois anos. A Federação de Futebol da Arábia Saudita foi quem apresentou a proposta.
Haverá uma Copa de Mundo em 2022, 2024, 2026, 2028..? Um estudo já acertado pela FIFA vai dar uma resposta nos próximos meses. Vários meios de comunicação, como a ‘Gazzetta dello Sport’, e agências, como a ‘AFP’, noticiaram que, no último Congresso anual da organização internacional do futebol, foi aprovada por maioria absoluta.
166 de 188 federações foram a favor da proposta, que foi apresentada pela Arábia Saudita. No momento, não há detalhes sobre qual é o plano para reduzir pela metade a espera entre as copas. O que está confirmado é que será feita uma análise para concluir se isso seria possível ou não.
“Acreditamos que o futuro do futebol passa por uma situação crítica. Os variados problemas que o futebol enfrentou foram multiplicados pela pandemia. É hora de rever como o jogo global está estruturado e pensar no que é melhor para o futuro do nosso esporte. Isso deve incluir se o atual ciclo de quatro anos (ele estava falando sobre as Copas do Mundo) continua a ser a melhor base de uma perspectiva competitiva e comercial”, disse Yasser Al-Misehal, presidente da Federação Saudita.
Gianni Infantino, principal presidente da Fifa, usou da palavra em outro momento para elogiar a ideia, que considerou “eloquente e detalhada”. Ele também comentou como um primeiro avanço que é provável que o atual sistema de classificação para as Copas do Mundo seja checado caso tenha que ser alterado para poder jogá-las a cada dois anos.
“Estamos estudando. Não acho que vá prejudicar a empolgação da competição”, disse Infantino, comentando que já houve conversas antes da Superliga. “Eu converso com muitas equipes e conversar com essas equipes sempre foi um assunto que surgiu. Isso não significa que a FIFA conspirou ou estava por trás de sua criação”, disse ele.