TOKYO’2020: GUINÉ-BISSAU PARTICIPA NOS JOGOS PARALÍMPICOS COM UM PARATLETA
© O Golo GB
A delegação guineense composta por quatro elementos que está no Japão, desfilou esta terça-feira (24.08) na abertura dos Jogos Paralímpico #Tokyo2020, que vão decorrer até o próximo dia 5 de Setembro.
Os Jogos Paralímpicos decorrem numa altura em que o Japão está a viver a 5ª vaga de Covid-19, mas que não impediu a realização do evento, embora sem presença do público nas bancadas e limitação no número das delegações presentes.
Integram a delegação guineense, Vladimir Sanó – chefe de missão, Diniz Domingos Nsam – treinador, Mamasaliu Bari – atleta, T- 11/100m e Virgílio Paulo Cá – Guia de atleta.
O único paratleta guineense no evento, Mamasaliu Bari, vai competir no Atletismo na disciplina de 100 metros, contou a O Golo GB, o chefe da missão Vladimir Sano.
Cam Nalai da Silva Rigna, outro paratleta guineense inscrito na competição, não conseguiu viajar para o solo nipônico por ter testado positivo à Covid-19, revelou Vladimir Sano.
Para o chefe da missão, a presença do país na competição é um objetivo concretizado. Sem grandes expectativas, Vladimir Sanó disse que o único representante da Guiné-Bissau na paralimpíada de Tóquio, vai competir na sua prova para dignificar o país, e lamentou por outro lado, o nível de preparação de Mamasaliu em relação aos similares de outros países.
Tudo indica que a Mamasaliu vai entrar em competição só na próxima semana.
Até o momento, de acordo com as pesquisas realizadas pela redação de O Golo GB, seis paratletas já testaram positivo e foram afastados da cidade paralímpica.
Jogos Paralímpicos cuja abertura foi realizada hoje, 24 de Agosto, decorrem até o dia 5 de Setembro e reúne mais de 4.400 paratletas de diferentes modalidades, vindos de cerca de 163 países.