TEQBALL: DOZE GUINEENSES RECEBEM CERTIFICADOS INTERNACIONAIS DE ARBITRAGEM
© O Golo GB
A Federação de Teqball da Guiné-Bissau, procedeu na manhã desta quinta-feira (02.09), à entrega de certificados do nível C, emitidos pela federação internacional da modalidade aos 12 árbitros nacionais formados em Bissau no passado mês de Julho.
O ato teve lugar na sede do Comité Olímpico da Guiné-Bissau e contou com a presença dos responsáveis da referida federação.
Falando no ato, Afonso Henrique Djú, presidente da Federação de Teqball da Guiné-Bissau, disse que o momento é de muita alegria por ter 12 árbitros com reconhecimento internacional e que futuramente poderão representar a Guiné-Bissau num evento internacional. Pedindo aos mesmos, que continuassem atualizando com as leis de arbitragem da modalidade.
Afonso Djú, agradeceu na ocasião a Federação Portuguesa de Teqball pela assistência dada a FTGB na formação dos árbitros e disse esperar ainda mais apoios e colaboração da instituição lusa para o desenvolvimento da modalidade na Guiné-Bissau.
No que concerne à divulgação e descentralização da modalidade por todo o canto do país, que é um dos objetivos da sua instituição, Afonso Djú, pediu a todos os clubes e academias que ainda não levantaram a mesa de Teqball e que tem essa ideia, no sentido de entrarem em contato com a federação que, segundo disse, está disposta em colocar a mesa em qualquer canto da Guiné-Bissau, sempre que for necessário.
Por seu lado, o presidente do Conselho de Arbitragem da FTGB Carlindo Cunhaté Sá lembrou aos formandos, no seu discurso, que o curso realizado, do qual recebem os certificados, “não é o fim pelo que não devem cair no conformismo”, porque têm pela frente outros percursos para chegar aos níveis mais altos na carreira de arbitragem de Teqball.
Carlindo Sá afirmou, por outro lado, que o objetivo da Federação de Teqball da Guiné-Bissau, no tocante a arbitragem, é ter num futuro próximo dois árbitros guineenses no campeonato de mundo de Teqball, para isso, pediu aos formandos a lerem sempre os manuais disponibilizados sobre as regras de arbitragem e estarem sempre disponíveis para os exercícios práticos.
Em nome dos formandos, Deocleciano Vaz Fernandes, revelou a satisfação do grupo e afirmou que vão trabalhar arduamente para chegar ao nível mais alto de arbitragem de Teqball.
Sobre o objetivo da FTGB de ter árbitros nacionais nas futuras competições internacionais, Deocleciano prometeu que vão dedicar nos trabalhos teóricos e práticos para estarem à altura de representar o país nos eventos internacionais.
Os certificados entregues são do nível C, cuja formação foi realizada em Bissau, através de uma plataforma online da Federação Internacional de Teqball (FITEQ), disponibilizada às federações filiais e contou com o apoio técnico da Federação de Teqball de Portugal, através do Telmo Monteiro, árbitro internacional.
Os árbitros ora certificados, são do primeiro grupo dos internacionais de apito da Federação de Teqball da Guiné-Bissau e já têm condições para chegar aos próximos níveis (B, A e Pro), respetivamente.
Importa salientar que a direção técnica da FTGB aproveitou o ato para anunciar os vencedores da 3ª e 4ª ronda do Challenger Nacional realizados em Canchungo e Bula no mês de Julho último.