FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU COMPLETA 47 ANOS DE EXISTÊNCIA
© O Golo GB
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) completou 47 anos de existência, hoje, (10.09.2021), atualmente liderado por Carlos Alberto Mendes Teixeira, Caíto.
A instituição que rege o desporto-rei guineense, celebra o seu 47º aniversário, numa altura em que a seleção nacional de futebol, Djurtus, entrou pela primeira vez na fase de grupos de qualificação para o Campeonato do Mundo.
A seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau está numa fase ascendente, tendo se qualificado por três vezes seguidas para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), em 2017 no Gabão, 2019 no Egito e nos Camarões 2021, mas que será disputado no próximo ano, devido à pandemia da Covid’19.
Ao longo dos anos, passaram como líderes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau: Ulisses Monteiro, João Ribeiro, Higino Cardoso, Venâncio Cabral, Simões Pereira, Augusto Bernardo Viegas, Hipólito José Mendes, José Medina Lobato, Manuel Irénio Nascimento Lopes (Manelinho) e Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), avança O Golo GB.
De acordo com as informações apuradas pela redação de O Golo GB, a Federação de Futebol da Guiné-Bissau foi fundada no dia 10 de Setembro de 1974, mas só tornou-se membro da Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA) em 1986 e filial da Confederação Africana de Futebol (CAF), no mesmo ano.
Neste momento, a seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau lidera, provisoriamente, o grupo I da fase de qualificação para o Mundial Qatar’2022, com quatro pontos, num grupo com Sudão, Marrocos e Guiné-Conacy, os dois últimos com menos um jogo.