QUALIFICAÇÃO-QATAR’2022: DJURTUS JOGAM DUAS JORNADAS COM MARROCOS NO SOLO MARROQUINO
© O Golo GB
A seleção nacional de futebol, Djurtus, jogará os jogos da 3ª e 4ª jornada do grupo I da fase de qualificação para o Mundial Qatar’2022, em Marrocos, ambas as partidas serão contra a seleção marroquina, informa a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) em comunicado enviado hoje à imprensa.
No comunicado, a FFGB afirma que fez de tudo para que a seleção nacional possa jogar num outro estádio, mas foi impossível. No mesmo documento, a FFGB informa ainda que a data para a realização do referido jogo ainda não foi decidida pela FIFA, prometendo anunciá-la, assim que a FIFA escolher uma data.
“A Mauritânia comunicou a Federação de Futebol da Guiné-Bissau, a indisponibilidade do seu estádio, que estará em obras, o Senegal também se mostrou indisponível. Entretanto, os estádios de outros países vizinhos estão sob sanções da CAF e FIFA”, lê-se no comunicado a que O Golo GB teve acesso.
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau sustenta que, perante esta realidade, só lhe restou a escolha de Marrocos, sob pena de a FIFA determinar o estádio onde decorrerá o jogo da 4ª jornada.
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau reitera que, tendo em conta a situação supracitada, a seleção nacional vai ter que realizar os jogos de apuramento para Mundial, contra Marrocos nos estádios marroquinos.
Tudo isso tem a ver com a interdição de jogos internacionais no reduto dos Djurtus, “Estádio Nacional 24 de Setembro”, porque o Estado guineense não cumpriu com as recomendações dadas pela equipa de inspeção da FIFA sobre a requalificação de alguns aspetos do Estádio ‘palco da independência’.
Recorde-se que a seleção nacional de futebol defrontou a sua congénere da Guiné-Conacry em Mauritânia [casa emprestada], no jogo referente à 1ª jornada do grupo I, empatada a uma bola e na segunda jornada, venceu em Sudão a seleção local por 2-4 e assume provisoriamente a liderança do grupo, com 4 pontos.