OSVALDO INDI É O NOVO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE DESPORTOS PARA DIFICIENTES
© O Golo GB
O professor da Escola Nacional de Surdos e Mudos, Osvaldo Indi, foi eleito presidente da Federação de Desportos para Dificientes da Guiné-Bissau (FDDGB), substituindo na função, Júlio Mamadú Camará que esteve à frente da organização durante oito anos, que corresponde a dois mandatos.
A eleição de Osvaldo, aconteceu na 4ª Assembleia Geral Ordinária da FDDGB que decorreu na manhã desta quarta-feira (29.09), em Bissau, na Escola Nacional da Educação Física e Desportos (ENEFD) e juntou cerca de 5 delegados de diferentes Associações filiadas, alguns atletas e dirigentes da direção cessante.
Na apresentação da moção de candidatura, Osvaldo, único candidato à sucessão de Júlio Mamadú Camará, promete entre outros, trabalhar em colaboração com outras federações desportivas com vista a implementação de ‘futebol de muleta’, em Bissau (fase piloto), descentralizar o desporto para dificientes a nível nacional, criar banco de dados dos antigos e atuais atletas deficientes, colaborar com o Governo, Comité Paralímpico, Cruz Vermelha e outras organizações que zelam pelo desporto, aquisição de sede própria, consolidar parcerias existentes e alargar relações, solicitar bolsas de formação para os técnicos e dirigentes da Federação.
Durante a votação, o novo líder federativo obteve voto unânime dos cinco delegados presentes que demonstra o aval ao seu projeto de 4 anos à frente dos destinos da FDDGB.
Depois do escrutínio, em declarações à imprensa, Osvaldo Indi agradeceu a confiança dos delegados e membros da Federação e prometeu que a sua direção vai ter objetivos a curto, médio e longo prazo, com vista a concretização dos pontos elencados no projeto de candidatura, em colaboração com todos os elementos da Federação, sobretudo do presidente cessante.
Como novidade a implementar, Indi aposta na formação dos técnicos e dirigentes, como forma de dotar os recursos humanos de capacidade para responder às necessidades da instituição, frisando que vai contar com os técnicos da antiga direção para dar continuidade aos trabalhos ainda por realizar.
Para os atletas, Osvaldo Indi ambiciona trabalhar com vista a criação de condições para todos os atletas afetos à Federação Nacional de Dificientes. Embora reconhece a situação do país, mesmo assim, o novo presidente da FDDGB quer ver os atletas com outras condições.
Na sua comunicação, Júlio Mamadú Camará, presidente cessante agradeceu a todos os parceiros, elementos da direção, colaboradores e prometeu uma abertura permanente e colaboração com o seu sucessor.
Osvaldo Indi, para recordar, é o quarto presidente da Federação de Desportos para Dificientes da Guiné-Bissau, depois de Vasco Fernandes, Toni Bana e Júlio Mamadú Camará.