DIRIGENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL AGRIDE JORNALISTAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
© O Golo GB
O dirigente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Furtunato Cardoso (Bodjam), agrediu ontem, (21.10), fisicamente os jornalistas Idjé da Costa [Rádio Sol Mansi] e Sene Baldé [Rádio Nossa], em plena conferência de imprensa promovida pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau na sua sede, em Alto Bandim, nos arredores da capital Bissau.
O encontro entre os jornalistas e a Federação de Futebol da Guiné-Bissau tinha como propósito a reação da FFGB sobre a notícia difundida nos órgãos de comunicação social do país, em como a FIFA tinha ordenado o despedimento de 28 funcionários que trabalham naquela instituição que rege o futebol guineense.
Além de agredir fisicamente os jornalistas em causa, Furtunato Cardoso, mandou-os sair da sala de onde decorreria a conferência de imprensa, alegando que Idjé da Costa da Rádio Sol Mansi estava a perturbar com suas perguntas ao presidente da FFGB, na mesma ocasião, agrediu o jornalista da Rádio Jovem, João Paulo Djata, que tentava evitar a ocorrência. Por outro lado, empurrou Sene Baldé da Rádio Nossa e obrigou-o a sair da sala, alegando que o jornalista também estava a perturbar.
Na sequência da confusão e de agressões que se seguem na sala de reuniões da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, a conferência de imprensa ficou interrompida por alguns minutos.
Na época passada, num dos jogos da Primeira Liga Guineense de futebol, no Estádio Lino Correia, Badjam mandou um jornalista do portal desportivo O Golo GB suspender a transmissão em direto da partida, alegando que a FFGB já tem seu canal que terá a exclusividade de transmitir os jogos do futebol nacional.
Ainda na época 2020/2021, na final do Campeonato Nacional da Primeira Divisão entre Sport Bissau e Benfica e Sporting Clube de Guiné-Bissau, outro dirigente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Mama Saliu Baldé (Mister Baldé) agrediu verbalmente um jornalista no Estádio Nacional ’24 de Setembro’.
Recorde-se que durante um ano de mandato do novo presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto) alguns dirigentes e elementos daquela instituição que dirige o futebol nacional têm apresentado um comportamento agressivo contra os jornalistas desportivos do país.
O Golo GB soube que o Fórum de Jornalistas Desportivos da Guiné-Bissau (FORJOD-GB) fará um comunicado à imprensa para se posicionar sobre este incidente grave ocorrido na sala de reuniões da Federação de Futebol da Guiné-Bissau em plena conferência de imprensa.