CAN’2021: UM DOS OBJETIVOS DA FFGB É QUALIFICAR PARA OITAVAS FINAL DA PROVA
© O Golo GB
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau, num encontro hoje (26.10) com os jornalistas, apresentou o “Roteiro CAN 2021”, um documento estratégico de 24 páginas que permite a FFGB dispor de um plano operacional de atividades de modo a permitir uma melhor preparação e coordenação das ações a desenvolver, mas também mais transparência e clareza na gestão de todo o processo que envolve a participação dos Djurtus no Campeonato Africano das Nações a ser disputado nos Camarões de 09 de Janeiro à 06 de Fevereiro de 2022.
O documento distribuído aos jornalistas, a que a redação de O Golo GB teve acesso, contempla seis (6) eixos estratégicos, nomeadamente (Desporto, Comunicação e Informação, Relações Públicas e Mobilização de Recursos, Cultura, Logística e Planeamento).
Além dos eixos elencados, como visão do roteiro, a FFGB ambiciona ter uma seleção de performance elevada, com uma participação elogiada e reconhecida pelo seu nível competitivo, futebolístico e organizativo e ver a seleção classificar para os oitavos de final do Campeonato Africano das Nações, a ser disputado no próximo ano nos Camarões.
Quanto à missão, o organismo que gere o futebol nacional quer assegurar a participação com elevada qualidade da seleção nacional na prova, em estreita colaboração e sintonia com os órgãos da soberania e demais atores envolvidos nesse processo.
Os valores tidos em consideração nesse roteiro, prendem-se com a solidariedade, cooperação, empatia, respeito, responsabilidade transparência, fair-play e equidade.
Alfredo Handem, presidente da comissão preparatória do CAN, foi quem apresentou os aspectos técnicos, iniciando pela estrutura do documento, contextualização, também explicou os eixos do roteiro, tal como citamos em cima e a sua ambição.
Alfredo Handem, lembrou ao executivo que a organização de CAN exige a mobilização financeira, embora reconheça a atual dificuldade económica que o país atravessa, mas para uma participação condigna do conjunto nacional, solicita a atenção do governo.
Bonifácio Malam Sanhá, membro do Comité Executivo da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, afirmou na ocasião que a FFGB na sua nova dinâmica decidiu criar uma comissão preparatória de CAN com o propósito de albergar mais ideias e inovações com vista a uma participação condigna.
Para Sanhá, só o lançamento deste roteiro não é suficiente para chegar a toda comunidade guineense e não só, pelo que solicita debate nacional a volta do referido documento por forma a mobilizar maior número de guineenses à volta da seleção nacional “Djurtus”.
De acordo com as informações disponíveis, a Federação de Futebol da Guiné-Bissau vai na próxima sexta-feira (29.10), realizar um evento de dimensão mais ampla para apresentação pública do referido roteiro.