CAN’2022 (Q): GUINÉ-BISSAU REPRESENTA PALOP NA PRÓXIMA FASE
© O Golo GB
A seleção feminina de futebol da Guiné-Bissau, (As Djurtus) é a única sobrevivente dos países africanos de expressão portuguesa na qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2022, a disputar-se no Marrocos.
A Guiné-Bissau é o único país falante da língua de Camões com a possibilidade de chegar à fase final do CAN’2022, sendo que os outros três países que estavam na corrida: Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique foram todos eliminados.
De acordo com a selecção portuguesa da Rádio França Internacional – RFI, o CAN Feminino 2022 vai decorrer em Marrocos de 2 a 23 de Julho de 2022. Para além do país organizador, onze nações têm de alcançar o apuramento.
Quatro países lusófonos estavam na primeira fase de apuramento para o CAN 2022: São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. De notar que Cabo Verde não participou na prova, avança a RFI.
Saliente-se que a Guiné-Bissau qualificou-se para a segunda fase de apuramento para o CAN’2022, ao vencer por [0-1] na deslocação à Mauritânia, depois da vitória na primeira mão em casa pelo mesmo tangencial.
Recorde-se que na próxima e última ronda de apuramento para a fase final, a selecção guineense vai defrontar o Burkina Faso. Os jogos vão decorrer em Fevereiro de 2022.