CICLISMO: IVANILDO IÉ É O VENCEDOR DA CORRIDA [QUINHAMEL-BISSAU]
© O Golo GB
O ciclista guineense, Ivanildo Ié, venceu este domingo (21.11), a corrida de bicicleta de Quinhamel para Praça dos Heróis Nacionais, em Bissau, cerca de 44 km, organizada pelo Clube Multidesportivo da Guiné-Bissau, em colaboração com o governo, através da Secretaria de Estado da Juventude e Desportos.
Participaram da prova oito ciclistas, no qual cinco primeiros lugares foram escolhidos para representar o país no evento internacional a ter lugar em Mauritânia no mês de Dezembro.
Depois de cortar a meta, o ciclista vencedor foi atropelado pela viatura que estava à frente, mas o acidente é “supostamente ligeira”, aliás, até o fim da cerimónia a vítima diz não ter dores e nem ferimento grave.
Ivanildo Ié, vencedor da prova disse aos jornalistas que o segredo da sua vitória foi o duro trabalho que tem feito aquando da preparação nas subidas da estrada que liga Quinhamel e Ilondé, afirmando estar preparado para representar o país em Mauritânia, mas espera a motivação por parte do executivo, porque segundo ele, têm bicicletas em péssimas condições (não adequadas para as competições atuais), e lança uma palavra de encorajamento aos mais novos no sentido de acreditarem num futuro melhor nesta modalidade.
Em representação do Governo, Alberto Dias, Diretor-geral dos Desportos, reconheceu o esforço do Clube Multidesportivo da Guiné-Bissau na promoção de ciclismo no país e afirmou que a Secretaria de Estado da Juventude e Desportos está a evidenciar esforços junto com um dos seus parceiros em França, no sentido de apoiar o referido clube com materiais que tanto carecem, por ser “um exemplo de vontade de querer”.
Em resposta aos jornalistas sobre o que a sua instituição sabe da Federação Nacional de Ciclismo, Alberto Dias admitiu o desaparecimento da instituição que gere o ciclismo na Guiné-Bissau, embora diz desconhecer da razão, e afirmou que nos últimos tempos a sua instituição não tem estado a receber correspondências da Federação de Ciclismo.
Para Beto, a Guiné-Bissau já deixou a fase onde o Estado é dono de tudo, alertando assim aos líderes federativos a serem capazes de criar as suas estruturas e condições para a execução das suas tarefas, sendo autónomos, na qual o Governo como um parceiro, vai acompanhar e dar apoio necessário, mas não esperar tudo por parte do executivo.
Wilson Ié, coordenador do Clube Multidesportivo da Guiné-Bissau, entidade organizadora da corrida, afirmou que organizaram o evento para selecionar os atletas mais preparados a fim de representarem o país numa corrida em Mauritânia no mês de Dezembro e revelou que os cinco primeiros lugares vão juntar a um atleta senegalês que decidiu competir em nome da Guiné-Bissau, para assim defenderem a Bandeira nacional nas terras mauritanianas.
O responsável mostrou-se confiante na delegação que irá representar o país no referido evento na capital da Mauritânia. Sobre o acidente de Ivanildo, prometeu que o atleta será submetido a um exame médico para saber do seu estado físico.
Eis o resultado da corrida:
1º – Ivanildo Ié – (1h08’03”23);
2º – Apolinário cá – (1h08’03”72);
3º – Gil landim Gomes – (1h12’40”68);
4º – Paulo indi – (1h12’50″40);
5º – Nitchon Cissé Gomes – (1h12’51″08);
6º – Mutaro Darame – (1h12.52″56);
7º – Edmilson Carlos Alberto – (1h12’57″36);
8º – Fernando Sá – (1h21’10″59).
Importa salientar que nos últimos tempos, o Clube Multidesportivo da Guiné-Bissau tem estado a realizar grandes eventos de ciclismo, incluindo representar o país nas competições internacionais, preenchendo o vazio deixado pela Federação Nacional de Ciclismo.