FLORENTINO DIAS RECEBE NORTE-AMERICANOS DE ASCENDÊNCIA GUINEENSE
© O Golo GB
O Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Fernando Dias, recebeu na tarde desta quarta-feira (24.11), um grupo de cidadãos norte-americanos de ascendência guineense, chefiado pelo nadador, já com nacionalidade guineense, Siphiwe Baleka.
O grupo fez-se acompanhar com uma criança, velocista e recordista nos Estados Unidos da América, Leighla Herriott, de apenas 9 anos de idade, que foi campeã na prova de 400m nos Jogos Olímpicos Júnior de 2020 da AAU (Association of American Universities).
Na ocasião, o Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Fernando Dias, disse que o povo guineense e o seu governo estão de braços abertos para receber e facilitar os processos de integração destas pessoas, reconhecendo que “são os nossos irmãos que foram por intermédio dos seus ancestrais e que hoje perceberam através das tecnologias avançadas que têm ligações com a Guiné-Bissau e estão a querer ter ligações com a Guiné, e o país está aberto a facilitar este processo”.
Para o governante, os elementos do grupo, são Homens resilientes que conseguiram vencer no sítio onde estão, uma caraterística que considera do povo guineense.
Em nome do grupo Kevin Collins, Vice-presidente da Associação dos Norte-americanos de ascendência guineense nos EUA, disse ter viajado por muitos países mas a sua chegada à Guiné-Bissau está sendo especial, demonstrando que está no país ligado ao seu sangue.
Kevin Collins, revelou ainda que há muitos atletas de diferentes modalidades, norte-americanos de ascendência guineense que não atingiram os seus sonhos nos EUA e que precisam conhecer as suas raízes, pelo que espera do governo um aproveitamento desses profissionais, a fim de poderem competir em nome da Guiné-Bissau.
Atualmente, através de testes de ADN vários cidadãos Norte-americanos conseguiram descobrir as suas origens, e está na Guiné-Bissau um grupo desses cidadãos de ascendência guineense.
De recordar que foi com base neste teste que o nadador norte-americano, Siphiwe Baleka conseguiu descobrir que é de ascendência guineense e sem perder tempo fez questão de viajar para Guiné-Bissau para conhecer suas origens e hoje já naturalizou guineense e ainda este ano, representou o país no Campeonato Africano de Natação, no Ghana.