RUGBY: PORTUGAL QUER ATRAIR MENINO DE CANCHUNGO, GOMES SÁ PARA COPA DO MUNDO DE 2023
© AFP/O GOLO GB
A seleção portuguesa de rugby, que espera se classificar para a Copa do Mundo de 2023 na França, planeia “sondar” o pilar de direito internacional francês do Racing 92 Cedate Gomes Sá com o objetivo de integrá-lo à equipa lusa, disse o selecionador luso Patrice Lagisquet à AFP nesta sexta-feira.
A World Rugby aprovou na quarta-feira um relaxamento da regra de elegibilidade para os internacionais. A partir do ano que vem, um jogador poderá reivindicar a mudança de seleção nacional uma vez que não tenha jogado uma partida internacional durante os três anos anteriores à sua candidatura e tenha um pai ou avô nascido no país em questão.
“Isso nos permite ter jogadores selecionáveis que não havíamos considerado. Estou pensando em Gomes Sá, o pilar do Racing 92 que ainda estava na equipa francesa em 2018.” explicou o selecionador de Portugal Patrice Lagisquet. “É possível que tentemos sondá-lo, que vejamos se pode interessar ou não”, disse o ex-ala do XV da França (46 tampões de 1983 a 1991).
Gomes Sá, nascido em Canchungo, Guiné-Bissau, de pais portugueses, é naturalizado francês e tem nove ‘caps’ com os Blues, o último em novembro de 2018 contra a Argentina. O jogador de 28 anos pode, portanto, mudar sua nacionalidade desportiva em 2021 se ele solicitar e não jogar novamente até lá com o XV da França. Portugal, presente até agora em apenas uma edição da Copa do Mundo de 2007, está mirando outro jogador no Top 14, a segunda linha de Rio Brive Steevy Cerqueira (28 anos), que vestia a camisa azul nas categorias de base.
Inicialmente, Portugal queria “selecionar jogadores de origem portuguesa que tinham sido selecionados com o sub-20 (francês) e foram bloqueados”, acrescentou Lagisquet. Mas a evolução da regra muda a situação. Outras seleções pretendem aproveitar esse relaxamento, como a Argélia. Assim, o ex-internacional francês Maxime Mermoz (35 caps), aposentado a partir de 2020, não exclui, se seu corpo permitir, retomar o rugby para ajudar o país de origem de sua mãe a se classificar para a Copa do Mundo-2023.