CAN’2021: CONHEÇA AS POSSÍVEIS “AUSÊNCIAS” E SORTUDOS NA LISTA DOS DJURTUS

© O Golo GB
A Confederação Africana de Futebol (CAF) autorizou todas as 24 seleções apuradas para a fase final do próximo CAN, a convocação de 28 jogadores, mas a redação de O Golo GB apurou que a lista dos Djurtus só tem 23 atletas para o CAN’2021.
O Golo GB soube ainda que a Federação de Futebol da Guiné-Bissau alega que não tem meios, ou seja, dinheiro para os restantes cinco jogadores que deviam completar a lista de 28 futebolistas, uma decisão tomada recentemente pela CAF.
Também as informações na posse de O Golo GB, indicam que as possíveis ausências na lista dos convocados de Baciro Candé podem ser os seguintes atletas: o avançado do Vitória de Setúbal Frédéric Mendy, os defesas Eddi Gomes, Rudinilson e Marcelo Djaló e o médio do Moreirense de Portugal, Sori Mané.
Os possíveis nomes a surgirem na divulgação da convocatória de Baciro Candé são do médio Mauro Teixeira, filho do presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), que de acordo com as nossas pesquisas realizou 8 jogos pela equipa B do FC Sion na 3.ª Divisão Suíça, num total de 672 minutos.
Os outros jogadores que podem constar da lista dos convocados da seleção nacional de futebol, Os Djurtus, são do lateral do FC Porto, Nanú que praticamente perdeu o seu espaço esta temporada no plantel dos Dragões orientados por Sérgio Conceição, onde realizou menos de 5 partidas.
Segundo os dados consultados pela nossa redação no site oficial da Liga Portugal, Nanú só realizou um jogo na primeira divisão portuguesa, diante do Santa Clara, na derrota do FC Porto por [3-1].
O médio dos franceses do Mónaco, Pelé, também, de acordo com as informações que apuramos estará nos 23 eleitos de Baciro Candé, mas a nossa equipa visitou o site oficial da Ligue 1, não encontramos nenhum jogo registado ao serviço de AS Mónaco na presente época no maior escalão do futebol gaulês.
Recorde-se que a Guiné-Bissau sempre teve problemas de toda ordem nas suas duas anteriores participações no Campeonato Africano das Nações, ou seja, no Gabão’2017, numa polémica que envolvera o antigo capitão dos Djurtus, Boucundji Cá, a situação que acabou por precipitar o seu abandono da seleção nacional de futebol.
Já no Campeonato Africano das Nações de 2019 no Egito, houve novamente outra confusão na caravana nacional, envolvendo desta vez muitos jogadores da seleção nacional de futebol, Os Djurtus, fato que motivou o abandono precoce da turma nacional, por exemplo, do também capitão Zezinho Lopes, Toni Silva e entre outros.
No CAN’2021 em Camarões, Os Djurtus jogarão no Grupo D, juntamente com as seleções de Sudão do Norte, Egito e as Águias da Nigéria, certamente uma série com duas grandes formações africanas que aparecem teoricamente como sendo favoritas.