CAN’2021: SENEGAL DISPONIBILIZA MAIS DE 5 BILHÕES DE FCFA PARA OS LEÕES
© O Golo GB
Os Leões de Teranga vão participar da 33ª edição da Taça das Nações Africanas nos Camarões (9 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2022), com a ambição de fazer melhor do que na edição anterior no Egito, onde perderam na final frente à Argélia (1-0), noticia Afrik-Foot.
O site Afrik-Foot avança ainda que para permitir que os homens de Aliou Cissé possam realizar tal feito, as autoridades senegalesas planearam um orçamento global de mais de 5,2 bilhões de FCFA.
Depois dos 4,7 bilhões de FCFA planeados pelas autoridades marfinenses para os elefantes, para a campanha da Copa das Nações Africanas, a disputar-se no ano 2022 em Camarões, o estado senegalês quebrou seu cofrinho para colocar os Leões em boas condições. Infeliz finalista em 2019, a seleção senegalesa terá direito a um orçamento global de mais de 5,2 bilhões de FCFA, para buscar o título continental, pela primeira vez em sua história, lê-se na publicação consultada pela redação de O Golo GB.
“Este valor inclui todos os custos relacionados com o apoio à selecção nacional, mas também com o pagamento de prémios de participação e outros prémios de desempenho durante a competição. Relativamente a esta 33ª edição do CAN, os parlamentares recordaram ao Ministro dos Desportos, Matar Ba, o imperativo de resultados face aos enormes recursos disponibilizados pelo Estado. Uma obrigação para Sadio Mané e sua turma, mas acima de tudo cuja supervisão estará fortemente comprometida em caso de mau desempenho”, escreveu Afrik-Foot na sua edição desta quinta-feira, (15.12).
De acordo com Afrik-Foot, o orçamento do Ministério de Desportivo do Senegal é definido em mais de 43,7 bilhões de FCFA em autorização de compromissos e 33,3 bilhões de FCFA em créditos de pagamento. O orçamento está dividido em três programas: Pilotagem (2,06 bilhões de FCFA), Coordenação (37 bilhões de FCFA) e Gestão Administrativa (4,7 bilhões de FCFA).
Recorde-se que o Senegal vai jogar no Grupo B do CAN’2021, ao lado do seu “grande rival”, Guiné-Conacri, Zimbabué e Malawi.
Na fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2021 que se realizará nos Camarões, Os Leões de Teranga jogaram e venceram o grupo I, onde estavam Os Djurtus da Guiné-Bissau, que ocuparam a segunda posição desta série.