SUPERTAÇA: SPORTING VENCE BENFICA E CONTINUA SUPERIOR
© O Golo GB
📷 Léon Gomis
No derby da capital Bissau, Supertaça que simboliza abertura da época futebolística 2021-22, o Sporting Clube de Guiné-Bissau venceu hoje (18.12), o seu eterno rival, Sport Bissau e Benfica por [2-1], dando riqueza ao seu museu.
A partida foi disputada no tapete sintético do Estádio Lino Correia, em Bissau, e foi assistida por um número considerável de público nas bancadas, vibradas com sons de tambores das equipas de claque.
Nos primeiros 45 minutos, o placar de resultados estava mansinho, porque não ata e nem desata (zero a zero).
Na segunda parte, aos 45′ 50″, o médio Benfiquista Delfim foi derrubado na área e a confiança caiu no Tiago para marcar o pênalti, mas sem souber aproveitar a ocasião, ofereceu de forma infantil a bola ao guarda-redes Babém, que encaixou sem dificuldade.
Em jeito de puxão da orelha, os pupilos leoninos de pé juntos no acelerador, foram os primeiros a marcar na presente época 2021-22, através do golaço de cabeça do Ibraim Pique, aos 48′.
Quatro minutos depois, ou seja, aos 52′, Júlio ampliou a vantagem por 2-0, selando assim os tentos dos Leões da capital Bissau.
O único golo das Águias de Bissau surgiu aos 76′, com assinatura de Maudo que deu gás e dinâmica aos rapazes encarnados, mas sem grandes importâncias, e o resultado mantém em 2-1 a favor do Sporting, que ergueu o troféu e proporcionou alegria aos seus adeptos e dirigentes.
Depois do apito final, Pedro Dias, treinador vencedor da Supertaça, afirmou a imprensa desportiva que a sua promessa está sendo uma realidade no comando técnico do Sporting, onde tinha prometido um trabalho de curto, médio e longo prazo, que para ele as vitórias não constituem novidades porque está sendo feito um trabalho de levar o plantel leonino a um nível aceitável de poder vencer jogos e deixou claro que o objetivo dos Leões de Bissau para a presente época, será o mesmo que na última, de vencer troféus, incluindo o campeonato da primeira liga.
Já o técnico derrotado, João Natchigna, para além de reconhecer a derrota, lamentou os únicos 15 dias de trabalhos feitos para disputar a Supertaça, embora reconheça que não é a razão da derrota. João disse ainda que “Benfica vai chegar onde quiser”, (vencer o campeonato), que diz ser o objetivo dessa época, recordando os seus feitos no Benfica e prometeu mais troféus ao serviço das Águias de Bissau.
Um dado importante para salientar, foi as grandes oportunidades de golo desperdiçadas por Yuiu, avançado do Sporting, um dos melhores marcadores da última época, que duas vezes em cara a cara com Oblack, guardião Benfiquista, tentou fintar para fazer golo da revista e acabou por não concretizar o sonho, além de outro perdido na pequena área, um cruzamento de linha de fundo, “papa bem feita”, mas o avançado não conseguiu fazer o seu habitual.
De recordar que o Sporting Clube de Guiné-Bissau é o campeão da edição do campeonato nacional da primeira divisão (Guines-Liga) e Sport Bissau e Benfica e o vencedor da Taça de Guiné (Prova Rainha).