COMITÉ OLÍMPICO ENTREGOU MAIS DE UM MILHÃO AOS ATLETAS QUE ESTIVERAM NO TOKYO2020
© O Golo GB
Quatro atletas que estiveram em representação da Guiné-Bissau nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Augusto Midana e Diamantino Iuna Fafé (Luta), Taciana Lima César (Judo) e Seco Camará (Atletismo), receberam no fim do dia de ontem (23.12), da parte do Comité Olímpico Nacional, cada um, um cheque de mais de um milhão e quatrocentos mil francos CFA.
O ato da entrega aconteceu numa das unidades hoteleiras de Bissau e foi testemunhado não só pelos atletas, como também representantes das respetivas Federações, membros do Comité Olímpico e do governo, na pessoa do Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Fernando Dias.
Falando na ocasião, Sérgio Mané, Presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, lembrou que era a ambição da sua instituição, conseguir para o país, a primeira medalha olímpica o que não foi o caso e reconheceu a conjuntura que dificultou a concretização de muitos trabalhos, inclusive dos atletas.
Para Mané, o fato não tirou mérito à participação dos atletas nacionais naquilo que é um dos maiores eventos desportivos mundiais, revelando o orgulho da instituição que dirige na participação dos atletas no certame, no qual lembrou que a maioria chegou ao Tokyo’2020 pela qualificação, com mérito.
Sobre os próximos Jogos Olímpicos, Paris’2024, o líder do COGB reconheceu que é um grande desafio que requer a contribuição de todos e convidou aos atletas a darem os seus máximos para levar a performance nacional onde todos almejam, contando assim com o esforço do Comité Olímpico, em colocar ao dispor, tudo que estiver ao seu alcance. Sérgio Mané, agradeceu ainda o esforço, a participação e contribuição do governo na última edição dos Jogos Olímpicos.
Presente na cerimónia, Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Fernando Dias, reconheceu que o país esteve muito bem representado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, frisando as condições adversas resultantes da pandemia do novo Coronavírus, pelo que agradeceu aos atletas, suas federações e Comité Olímpico pelo acompanhamento e condução da política de representar com muita dignidade a as cores nacionais.
O governante garantiu por outro lado que a parceria estreita e colaboração profícua entre o governo e o Comité Olímpico, com vista a melhor preparação dos Jogos Olímpicos (Paris’2024), vai continuar e vai enquadrar no quadro do programa tripartido, envolvendo governo através da Direção Geral dos Desportos, Comité Olímpico e as Federações, permitindo assim o acompanhamento dos atletas de alto rendimento e trabalhar para que a próxima participação nos Jogos Olímpicos seja “melhor”, quer em quantidade assim como no resultado.
Dias admitiu que é com pessoas bem preparadas que podemos almejar a primeira medalha olímpica. Adiantando que o contrato programa vai levar em consideração aquilo que considera de “melhor desafio dos desportos, sobretudo disciplinas olímpicas”, que são as infraestruturas, frisando que os trabalhos estão sendo feitos no sentido do país ter mais infraestruturas que irá permitir o maior acompanhamento dos atletas e melhores condições de preparação em casa.
Em nome dos atletas, o veterano lutador Augusto Midana, transmitiu a satisfação e os agradecimentos dos colegas e admitiu que o montante recebido sirva de motivação em continuar trabalhar em representação do país.
Importa salientar que a Judoca Taciana Lima César que está a viver fora da Guiné-Bissau irá receber o seu dinheiro através da transferência bancária.