ROGER FERNANDES – O MENINO DE 16 ANOS QUE JÁ VENCE PRÉMIOS DE HOMEM DO JOGO NA LIGA BWIN
© PENSAR O JOGO
O que estavas tu a fazer com 16 anos?
Roger Fernandes, primo de Joelson Fernandes e Saná Fernandes (mais dois jovens de grande futuro), tem sido um nome em destaque pelos jogos e, diga-se, exibições que vem somando pelo SC Braga em tão tenra idade. Estreava-se com 15 anos na Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Sporting CP e, desde então, tem somado alguns minutos pelos comandados de Carlos Carvalhal.
Mais do que dissecar características de um jogador que, naturalmente, ainda está numa fase precoce do seu desenvolvimento e, consequentemente, demonstra pouca regularidade no que toca a eficácia nas suas ações, isto, apesar de o talento estar bem patente, é importante dar relevo à pessoa por detrás do jogador. Á pessoa que veio da Guiné-Bissau para Portugal com 13 anos, que viveu longe da família durante tanto tempo, que vivenciou a morte do pai, mas não conseguiu despedir-se e ir sequer ao funeral, que cresceu com o amor pelo futebol e espera que este amor transforme a sua vida.
Nota-se a cada toque na bola a irreverência, o empenho, a vontade e a paixão pelo jogo deste menino. Nota-se pela alegria que tem em jogar, pela inocência como olha para o banco quando faz uma boa ação (parecendo tentar pedir a aprovação do Mister!), pela forma como corre desenfreadamente quando não tem a bola, como se lhe faltasse a última coisa que queria perder, pela força e disposição que impõem em cada duelo e pelo conhecimento do jogo que vem adquirindo (mostra já bastante inteligência nas suas ações com bola e movimentos sem ela).
“Uma história da vida que devia ser contada a todos os miúdos que estão na formação de todas as modalidades.
Roger tem 15 anos! Começou a jogar oficialmente há uns 2/3 meses nos sub-19.
Logo no início de época em função da ausência do Galeno, perguntei ao Hugo (Boss da formação do Braga) qual o jogador que poderia fazer aquela posição… ele disse-me imediatamente, “gostava que visse o Roger”.
O Roger começou a treinar e gostei dele desde o primeiro toque na bola! Gostei tanto que jogou a titular no primeiro jogo-treino com o Vizela.
Nesse dia a noite, como sempre, revi o jogo em casa! Uma das minhas preocupações era o posicionamento defensivo e ofensivo do Roger para o corrigir! Passam os minutos e nem um apontamento! Chego ao fim dos 45 minutos e a folha dele estava em branco… fiquei intrigado! Como é possível este miúdo estar tão identificado com o NOSSO jogo?!!
Hoje chamei-o e o diálogo foi mais ou menos assim:
– Roger, onde aprendeste a posicionar-te assim?
– Mister, foi a ver vídeos!
– Vídeos de quem?
– Do Braga! E como o mister me meteu na posição do Galeno, eu estive atento para ver como se posicionava! Vi como se movimentava e procurei fazer igual!
– E percebeste tudo?
– Só tenho uma dúvida
Dizia respeito a um determinado posicionamento do lateral adversário. Um aspeto de detalhe…
FANTÁSTICO
Ele não foi ver o Barcelona ou o Liverpool! Ele estudou a equipa onde quer jogar! As ideias fundamentais e depois foi procurar nas imagens o posicionamento do jogador que joga na sua posição para o estudar!
Nunca tinha vivido uma situação destas, mas entendo que isto deva ser partilhado como exemplo positivo, para aqueles que um dia querem jogar na equipa principal dos seus clubes. Não faço ideia se o jovem Roger vai ser jogador a sério! Mas que está no bom caminho, está sem dúvida alguma. ” – Carlos Carvalhal.
Tal como Carvalhal não consigo dizer de forma irrepreensível que Roger irá ser um jogador de alto nível, no entanto o que já alcançou num contexto difícil, os comportamentos que vem tendo fora e dentro de campo, a paixão pelo jogo e o talento que possui, fazem acreditar que poderá estar aqui um jogador que alcançará uma carreira de grande êxito. Afinal, pensemos: Quantos são aqueles que se estreiam com 15 anos numa equipa como o SC Braga?
Precisa de continuar a crescer, de somar cada vez mais minutos e de manter esta postura de verdadeiro Guerreiro. Dessa forma, de certo, que a transcendência acontecerá e transformar-se-á no melhor jogador possível. Roger Fernandes, um nome para memorizar e acompanhar nos próximos tempos.
Ficam alguns lances no vídeo abaixo para quem pretende conhecer melhor algumas das suas características: