FC CUNTUM RECEBE UMA DELEGAÇÃO GAMBIANA DE DOLPHIN STARS FC
© O Golo GB
Uma delegação gambiana do Dolphin Stars Football Club, chefiada pelo seu presidente, está em Bissau a convite do Futebol Clube de Cuntum (Cavalos Brancos), com o objetivo de articular ideias para um acordo de parceria que irá beneficiar os dois clubes e consequentemente os respetivos países.
A delegação gambiana chegou à capital Bissau ontem (03.01), e hoje, no cumprimento de agenda de trabalho, o seu hospedeiro e futuro parceiro, FC Cuntum, fez a questão de apresentar a ideia ao governo, através de uma visita efetuada à Direção Geral dos Desportos.
Na ocasião, Pedro Bucar Sanhá, presidente do FC Cuntum saudou a presença do conjunto gambiano e falou do futuro projeto que irá ligar às duas instituições, projeto que segundo disse, o FC Cuntum vai dar a sua contribuição para tornar o documento mais rentável e ambicioso.
Em nome do Dolphin Stars FC da Gâmbia, Mamour Mbenga, presidente do Clube, de forma detalhada explicou como o departamento técnico trabalha diariamente para a concretização dos sonhos que nortearam a criação do clube.
Mamour, que também é jornalista, fundador e Diretor Executivo da “Africa Citizen Radio”, (média digital gambiana), acompanhado do Diretor Técnico do clube e de uma equipa de imprensa, destacou o papel crucial de comunicação e marketing em qualquer que seja clube, e partilhou a experiência do seu clube na forma de lidar com a imprensa, sobretudo na preparação dos miúdos em termos de comunicação, para que possam ser profissionais altamente qualificados.
Relativamente ao futuro acordo de cooperação com o FC Cuntum, Mamour Nbenga, disse que o projeto irá ajudar não só os dois clubes, como também o futebol dos respetivos Estados (Gâmbia e Guiné-Bissau).
Depois de ouvir as declarações dos visitantes, Alberto Dias, Diretor-Geral dos Desportos, em representação do governo guineense, elogiou a iniciativa dos dois clubes e sobretudo da delegação gambiana que no momento da pandemia de Covid’19 que o mundo atravessa, ganhou a coragem de visitar a Guiné-Bissau, afirmando que o desporto é o elo que liga o mundo, lembrando assim a declaração da União Africano que considera o ano 2015 como ano de Desporto para a paz.
Para Alberto Dias, o desporto ensina valores e a formação do homem em todas as suas dimensões, pelo que é muito importante os clubes dos dois países estreitarem um acordo de parceria, obedecendo às regras impostas pela globalização de andar de mãos dadas.
Dias frisou ainda que o Desporto por excelência, é um lugar para a juventude “e a juventude garante sempre a sustentabilidade do planeta”.
“Se os jovens foram bem educados, o mundo terá um bom futuro”, afirmou, para de seguida, mostrar a abertura do governo guineense em acompanhar e dar apoio necessário, reconhecendo que o maior beneficiário de tudo que está sendo planeado, é o executivo guineense.
Importa salientar que a delegação do Dolphin Stars FC da Gâmbia que chegou à Guiné-Bissau ontem, e vai permanecer no país até ao próximo dia 07 de Janeiro, Sexta-feira.
Dolphin Stars FC, é um clube de futebol comunitário da Gâmbia com o objetivo de promover o desporto e apoiar jovens talentos na arena desportiva.