FILOMENA BRILHA NO SION COM OLHOS NA SELEÇÃO NACIONAL
©️ O Golo GB
O seu portal desportivo O Golo GB foi conhecer a história da futebolista guineense, Filomena Tuia que está a brilhar na Europa, concretamente no futebol da Suíça, onde vai na sua segunda época ao serviço do FC Sion.
Uma jogadora com veia goleadora, por exemplo, na temporada em curso, em oito jogos realizados marcou 16 golos, uma média de 2 golos por jogo.
Filomena Tuia, de 22 anos de idade, ingressou no Eruan Futebol Clube com apenas 12 anos. Eruan FC é a atual Academia de Futebol Plak-1 no Bairro Militar, arredores da capital Bissau, onde também passou o avançado do Sport Lisboa e Benfica, Úmaro Embaló (Di Maria), assim como outros atletas que brilham no futebol europeu.
Tuia sonha um dia vestir a camisola da seleção nacional de futebol feminino, As Djurtus, para representar o seu país nas competições internacionais, aliás, afirmou que é um dos seus objetivos na carreira futebolística.
Aos 14 anos de idade, Filomena Tuia deixou a Guiné-Bissau e Eruan FC para uma nova aventura, neste caso representar Os Belenenses da primeira liga portuguesa, iniciando desta forma a sua carreira no futebol europeu.
O Golo GB (OGB): Fala-nos um pouco sobre si, Filomena Tuia.
Filomena Tuia (FT): Sou ambiciosa, busco alcançar o meu espaço no futebol profissional feminino.
Sou alta, rápida e tecnicista, os meus pontos fortes são as ações técnicas de passe e receção, de drible, de cabeceamento e de finalização, por esse motivo a posição onde me sinto mais à vontade é a de ponta de lança.
Fisicamente possuo excelentes atributos, dos quais pretendo realçar a velocidade, a agilidade e a coordenação.
OGB: Como nasceu a sua paixão pelo futebol, tem alguém na família que te inspirou?
FT: Os meus irmãos sempre jogaram futebol, logo desde pequena que acompanhava os jogos deles junto com os meus irmãos gémeos, que também adoram futebol como o desporto no geral. Aos 10 anos eu e a minha irmã de 13 anos com as outras duas mais velhas juntávamos as outras meninas do bairro para fazer uma competição entre bairros. E aos 12 anos comecei a jogar na equipa de Eruan Futebol Clube, mas acho que a paixão pelo futebol está comigo desde que nasci.
OGB: Filomena Tuia iniciou a sua carreira futebolística em Portugal nos Belenenses e mais tarde no Clube Futebol Benfica, recorde-nos um pouco deste percurso.
FT: Na verdade a minha carreira futebolística começou na Guiné-Bissau na equipa de Eruan Futebol Clube com 12 anos, quatro anos depois fui para os Belenenses que estavam na primeira liga com apenas 17 anos onde fiz só uma época e por fim estive no Clube Futebol Benfica por duas épocas nas Sub’19[…]
OGB: Já há duas épocas, Filomena está numa aventura fora de Portugal, como está a ser a sua experiência no Sion da Suíça?
FT: Sim, a primeira época foi uma época que acabou em grande onde conseguimos alcançar o nosso objetivo que era subir de divisão e na segunda época o objetivo é o mesmo. Não está a ser fácil mas vamos fazer o possível para alcançá-lo […] E tudo está a correr dentro do possível.
OGB: Quantos jogos fez na época 2020/2021 e nesta temporada 2021-22 e, quantos golos apontou nas duas épocas?
FT: Na época 20/21 fiz 14 jogos e nesta época 21/22 fiz 8 jogos e com todos estes jogos marquei 16 golos feitos.
OGB: Filomena tem estado a acompanhar o percurso da seleção feminina da Guiné-Bissau. Pensou um dia jogar pelo seu país de origem?
FT: Sim, penso em chegar à seleção nacional um dia até porque é um dos meus objetivos[…]
OGB: Se for chamada para se juntar à seleção nacional que jogará no mês de Fevereiro de 2022 com o Burkina Faso estarias disponível para ajudar as Djurtus?
FT: Ser chamada para a seleção e poder dar a minha contribuição seria um orgulho enorme representar o meu país.
OGB: Apesar de ainda ser um campeonato amador, Filomena tem acompanhado a Liga de futebol feminino guineense. Que atleta destacaria em particular?
FT: Infelizmente, não tenho a possibilidade de acompanhar.
OGB: Uma palavra para suas colegas de Clubes da Guiné-Bissau, assim como as que representam o país nas provas internacionais.
FT: Que tenham muita força, coragem no trabalho duro, e que acreditem nas suas capacidades mesmo sendo difícil porque tudo é possível nesta vida basta querer.
CONFIRA O PALMARÉS DA FILOMENA TUIA:
Na sua primeira época 2016/2017 em Portugal, estreou pelos Belenenses na Primeira Liga Portuguesa de futebol feminino, apesar da sua idade de juvenis;
Nas temporadas 2017/2018 e 2018/2019, foi a melhor marcadora da sua equipa, o Clube de Futebol Benfica de Portugal, no Campeonato Nacional de Juniores Feminino;
Em 2019/2020 foi a melhor marcadora da sua equipa no FC Saxon Fully, no futebol feminino da Suíça;
Já na época 2020/2021, a atleta participou na subida de divisão do FC Sion (F) da liga Suíça e foi igualmente a melhor marcadora da equipa das meninas do Sion;
Filomena Tuia é uma futebolista versátil que joga em diversas posições, desde seu lugar preferencial de ponta de lança, já jogou como lateral direita e média defensiva.
Recorde-se que após eliminar a seleção da Mauritânia, a seleção feminina da Guiné-Bissau (As Djurtus) está a um passo de chegar pela primeira vez a fase final do Campeonato Africano das Nações e terá pela frente a seleção de Burkina Faso, num play-off a disputar em duas mãos.
O jogo da primeira mão será disputado em Bissau entre 14 a 17 de Fevereiro de 2022, e a segunda mão entre 18 a 23 do mesmo mês. Para chegar a esta fase, a seleção burquinabê eliminou a congénere de Benim, vencendo ambas as partidas, sendo a primeira em casa por [2-1] e a segunda por [3-1] na casa adversária.
Em caso de vitória neste play-off, a Guiné-Bissau irá participar pela primeira vez numa fase final do Campeonato Africano das Nações. A próxima edição do CAN Feminino, terá lugar no ano 2022 em Marrocos.