CAN’2021: DJURTUS FALHARAM O SONHO DA PRIMEIRA VITÓRIA
© O Golo GB/📷eurosports
Não foi desta, a tão esperada primeira vitória da seleção da Guiné-Bissau numa fase final do Campeonato Africano das Nações. O médio Pelé tinha a soberana chance nos seus pés, mas desperdiçou o pénalti que poderia dar o triunfo ao conjunto nacional.
Os Djurtus empataram a zero bolas, no jogo da estreia no CAN’2021, segundo do grupo D, frente à seleção do Sudão, disputado no Estádio Roumdé Adjia, em Garoua.
Uma partida em que a seleção nacional tinha uma oportunidade para escrever a história da sua primeira vitória no maior evento futebolístico africano, nesta que é a sua terceira participação consecutiva, mas os pupilos do Mister, Baciro Candé, não souberem aproveitar a supremacia perante o adversário, sobretudo nos primeiros 45 minutos (domínio total do jogo), e nos 15 minutos finais, com a entrada do médio Steve Ambri, um jogador fenomenal, muito bom no ataque, que fez uma arrancada que valeu um pénalti aos Djurtus, mas perdido por Pelé, dando coroa do Rei da partida “Man of the Match”, ao guarda-redes sudanês, Ali Aboeshren, que estava certo nos lances.
Com este empate, a seleção nacional conseguiu o seu primeiro ponto nesta trigésima terceira edição do CAN, a decorrer nos Camarões e voltará a jogar no dia 15, frente a seleção egípcia, derrotada nesta primeira jornada por uma bola a zero pela Nigéria, e fechará a fase de grupos no próximo dia 19 deste mês, frente às Águias da Nigéria, atual líder do grupo com três pontos.
Recorde-se que em Novembro de 2021 a Guiné-Bissau e o Sudão empataram igualmente a zero bolas na partida da fase de grupos de qualificação para o Mundial Qatar’2022, num encontro do grupo I disputado em Marrocos.