SANGUE GUINEENSE ELEITO MELHOR GUARDA-REDES DO MUNDO
©️ O Golo GB
O futebolista de sangue guineense, Édouard Mendy foi eleito esta segunda-feira, (17.01), o melhor guarda-redes do Mundo, na cerimónia do FIFA The Best, que decorreu em Zurique.
O guarda-redes do Chelsea e da seleção senegalesa superiorizou-se a Gianluigi Donnarumma, do PSG, e Manuel Neuer, do Bayern Munique, ambos finalistas para o troféu do melhor guardião do ano nos prémios The Best da FIFA.
Édouard Mendy, é filho de pai guineense e mãe senegalesa, antes de optar pelos Leões de Teranga, o jovem atleta chegou a integrar a lista dos convocados da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau para jogos amistosos com clubes portugueses (Belenenses e Estoril Praia), mas Mendy não foi opção do selecionador Baciro Candé nas duas partidas.
Depois dos dois jogos particulares em Novembro de 2016 contra Belenenses e Estoril Praia, respetivamente, Édouard Mendy que jogava na equipa B do Olympique Marseille se valorizou bastante, suscitando assim interesse do selecionador senegalês Aliou Cissé que o convenceu a escolher o Senegal em detrimento da Guiné-Bissau.
Saliente-se que nos referidos jogos amistosos com Édouard Mendy no banco de suplentes dos Djurtus, a Guiné-Bissau vencera a 12 de Novembro, o Belenenses por 1-0 e empatou no dia 14 de Novembro de 2016 por [1-1] diante do Estoril Praia no Estádio António Coimbra da Mota, em Amoreira.
Recorde-se que o internacional senegalês, de 29 anos de idade, conquistou a Liga dos Campeões pelo Chelsea na temporada passada, na final realizada no Estádio do Dragão, diante do Manchester City.