CAN2021: JEFFERSON ENCADA, O FLANCO DIREITO DOS DJURTUS
©️ RFI
O Campeonato Africano das Nações de futebol, que decorre nos Camarões, é uma competição em que vários atletas acabam por se estrear numa prova internacional com as respectivas selecções.
A Guiné-Bissau contou com vários futebolistas que se estrearam durante este Campeonato Africano das Nações.
Um desses jogadores foi o lateral direito Jefferson Encada, de 23 anos, que acabou por ser utilizado em todos os jogos dos Djurtus na cidade de Garoua, no norte do país.
Jefferson Encada passou entre outros clubes em Portugal pelo Sporting CP, pelo Olhanense, pelo Vitória de Guimarães e pelo Leixões.
Após o encontro em que a Guiné-Bissau perdeu por 0-2 frente à Nigéria, e que ditou o fim da aventura para os Djurtus, Jefferson Encada conversou alguns minutos com a RFI.
O atleta de 23 anos admitiu que foi incrível representar a Guiné-Bissau no CAN, e afirmou que a equipa vai melhorar para obter melhores resultados na próxima participação na prova.
Jefferson Encada, foi uma das peças fundamentais da Guiné-Bissau, tendo sido titular em todos os jogos.
Recorde-se que os Djurtus empataram sem golos frente aos sudaneses, perderam por 0-1 perante o Egipto e foram derrotados por 0-2 diante da Nigéria.
Na tabela classificativa, no Grupo D, a Guiné-Bissau terminou no quarto e último lugar com um ponto, os mesmos do que os sudaneses. A Nigéria acabou no primeiro posto com nove pontos, enquanto o Egipto ficou na segunda posição com seis pontos.
Nigerianos e egípcios apuraram-se para os oitavos enquanto sudaneses e guineenses foram eliminados da prova.