CHEGOU PARA O BENFICA, MAS FOI DO SPORTING PARA O BARÇA: «VOU CHEGAR À LIGA»
©️ Maisfutebol
Aos 28 anos, Agostinho Cá está no Vitória de Sernache, onde é treinado pelo presidente, mas ainda pensa na estreia no principal escalão do futebol português.
“Conto direto” é a rubrica do Maisfutebol que dá voz a protagonistas dos escalões inferiores do futebol português. As vivências, os sonhos e as rotinas, contados na primeira pessoa.
Agostinho Cá, 28 anos, médio do Vitória de Sernache.
«Nasci na Guiné-Bissau mas vim para Portugal com 15 anos, com a perspetiva de jogar no Benfica. Fiz uma semana de treinos, mas não gostaram. O Catió Baldé levou-me então para o Sporting. O mister Jean Paulo era o coordenador, e gostou de mim, mas disse que eu tinha dificuldades táticas, o que era normal. Ficou então combinado que eu ia para o Oeiras, e depois voltava.
Ao início cheguei a ligar à minha mãe, a chorar. Custou-me muito. Dizia-lhe que não conseguia ficar aqui, mas ela disse para eu continuar. Fiz uma época muito boa no Oeiras e fui para o Sporting. No primeiro treino disse ao Jean Paul que ia comer a relva, e no fim ele deu-me os parabéns pelo treino que fiz e disse que eu tinha evoluído muito.
Quando assinei pelo Sporting mudei-me de Santo António dos Cavaleiros para a Academia. Fui colega do Edgar e do Edelino Ié, do Bruno Mendonça, Antoninho Silva, Bruma, João Mário, Ricardo Esgaio, Tobias Figueiredo, Mateus Fonseca, Altaír Júnior, Eric Dier, Carlos Mané…