SÉRGIO MANÉ ELEITO VICE-PRESIDENTE DOS COMITÉS OLÍMPICOS DA LUSOFONIA
©️ O Golo GB
O presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, professor Sérgio Mané foi eleito para o cargo de segundo vice-presidente da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).
A escolha de Sérgio Mané que aconteceu na reunião da Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, que decorreu nos dias 10 e 11 de Março em São Tomé e Príncipe, foi anunciada pelo Comité Olímpico da Guiné-Bissau no seu Facebook.
“Esta conquista é mais uma prova de reconhecimento pelo trabalho realizado na afirmação do Movimento Olímpico e na promoção do Olimpismo no nosso país”, escreveu o Comité Olímpico da Guiné-Bissau na sua conta oficial no Facebook, consultada pela redação de O Golo GB.
QUEM É PROFESSOR SÉRGIO MANÉ?
Professor Sérgio Mané nasceu no dia 03 de Agosto de 1959, na Guiné-Bissau. Foi eleito pela primeira vez ao cargo de presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau no dia 23 de Março de 2013 e reeleito para o segundo mandato no dia 29 de Abril de 2017. Em Julho de 2021 foi reconduzido para exercer o seu terceiro mandato no Comité Olímpico Nacional.
Sérgio Mané é membro do Conselho Superior do Desporto da Guiné-Bissau. Também é membro do Bureau da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais da África (ANOCA) da Zona II.
Exerceu a função de Secretário-Geral do Comité Olímpico da Guiné-Bissau de 1992 a 2013. Foi vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de Motricidade Humana na Universidade Amílcar Cabral da Guiné-Bissau.
Foi professor de Gestão do Desporto , Cultura Física e Metodologia Teórica do Desporto em 1989. Trabalhou como professor de Educação Física e Desporto, Biologia e Química no Colégio Regional José Marti em Bolama de 1984 a 1985.
Mané foi Diretor da Escola Nacional de Judo e Secretário-Geral da Associação Nacional de Promoção Desportiva de 1987 a 1988. Liderou Estudo e Estágio Pedagógico na Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Foi professor de História da Cultura Física de 1988 a 1990.
Foi chefe do departamento de formação de pessoal da Direcção Geral do Desporto em 1990. Em 1991 foi Diretor de Serviço de Suporte Técnico da Direcção Geral do Desporto. É membro fundador do Comité Olímpico da Guiné-Bissau em 1992.
Como atleta, Sérgio Mané participou no Campeonato Nacional de Judo da Guiné-Bissau em 1979. Foi treinador e diretor da Escola Nacional de Judo de 1987 a 1988.
É Mestre em Ciências e Tecnologia em Saúde 2007. Especialista em Gestão de Organizações Desportivas, mestrado obtido pela Universidade Claude Bernard Lyon 1 França. Tem ainda uma Especialização em Desporto de Combate pelo Instituto Superior de Cultura Física em Moscou, Antiga União Soviética 1985 – 1987.
De 1979 a 1983 concluiu o curso de Educação Física e Desportos pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos – ENEFD da Guiné-Bissau. De 1989 a 1992 obteve o diploma de Bacharel pela Faculdade de Direito de Bissau. É fluente em Português, Espanhol, Francês, Inglês e Russo.
Recorde-se que o Comité Olímpico da Guiné-Bissau foi fundado em 1992, mas o seu reconhecimento pelo Comité Olímpico Internacional só aconteceu no dia 01 de Janeiro de 1995.