CAMPEONATO PROVINCIAL DECORRE SOB PENDÊNCIA JUDICIAL
O Tribunal de Setor Autónomo de Bissau -1.º Juízo de Chão de Papel Varela tinha ordenado a suspensão do Campeonato Provincial, equivalente à IIIª Liga Guineense de Futebol, mesmo com essa decisão judicial em curso a referida prova decorre normalmente.
Já foram realizados vários jogos do Campeonato Provincial, dos quais a nossa redação teve acesso a resultados da segunda jornada desta Terceira Liga de futebol nacional.
Na Série B do Campeonato Provincial, as Estrelas do Bairro golearam o Biombo FC por [5-0], no Morés versus Plack 2 FC registou-se um nulo, enquanto a equipa policial ’13 de Maio’ folgou nesta segunda jornada.
Já na Série A, Danfá FC empatou [1-1] com o Vitória Futebol Clube de Bandim. Missira FC venceu MEPA Guiné-Bissau por [2-0], ao passo que Caió FC perdeu por [1-2] com Os Canhões de Bairro Militar.
Nas partidas da Série C, Futebol Clube de Pirada bateu o Clube Desportivo de Contubuel por [2-0]. UC Cossé e FC Colinas de Boé empataram a zero bolas. Neste grupo o Futebol Clube de Ganadu esteve de folga nesta jornada.
Na Série D foram realizados todos os dois jogos, com os seguintes resultados: N’Nembel Futebol Clube de Cabedu empatou a uma bola com Empada Futebol Clube. No outro encontro da mesma série, também verificou-se igualdade no marcador, FC Tombali [2-2] FC Buba.
Refira-se que a Providência Cautelar que originou a suspensão judicial do Campeonato Provincial foi interposta por um dirigente desportivo do bairro de Bandim, onde existem, atualmente, duas equipas de futebol.
Sabe-se ainda que um dos dois clubes de Bandim era a mais antiga, mas a Federação de Futebol da Guiné-Bissau tentou sem sucesso impor uma fusão entre as duas equipas e posteriormente, uma das partes envolvidas achou que a FFGB favoreceu a outra, fato que culminou com o processo judicial em curso no Tribunal de Setor Autónomo de Bissau, que pelos vistos não está a ser cumprido.
Recorde-se que o Tribunal de Setor Autónomo de Bissau – 1.º Juízo de Chão de Papel Varela notificou à direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau para o Processo N.º82/2022 no dia 07 de Abril, na mesma data em que decorreu a partida entre Vitória Futebol Clube de Bandim [uma parte visada no processo] e Danfá FC no Estádio Lino Correia, no coração da capital guineense.
©️ O Golo GB