MORÉS VENCE 13 DE MAIO E CELEBRA PRIMEIRA VITÓRIA NA 3ª LIGA
Os Buntalos de Morés venceram ontem (20.04), o FC 13 de Maio por [1-3], na partida da terceira jornada do Campeonato Provincial, equivalente à terceira Divisão, zona Norte, disputada no Estádio Lino Correia.
Na sua segunda partida realizada em Bissau, depois de ter empatado a zero bolas com o FC Plack-2, a formação de Morés teve a infelicidade de começar o primeiro tempo em desvantagem, ao sofrer o primeiro golo da partida aos 13 minutos por intermédio de David do FC 13 de Maio, registando 1-0.
Nesta altura, o nervosismo abalou a defensiva do FC Morés acompanhado de erros nos arremessos, tanto como falhas nos pormenores técnicos dos seus jogadores por não adaptarem o relvado sintético do Estádio Lino Correia.
Por duas vezes no primeiro tempo, aos 22 e 23 minutos, Quemo Fati de FC 13 de Maio, podia marcar nesses minutos, mas houve intervenção fantástica do guarda-redes da equipa visitante que travou o lance que podia ampliar a vantagem a favor da equipa da casa.
Uma das mais esperadas oportunidades do FC Morés aconteceu aos 28 minutos, quando Mama Baldé, embora em posição irregular, isolou com o guardião adversário e introduziu a bola no fundo das redes, mas a equipa de arbitragem estava atenta e assinalou fora de jogo.
Uma boa parte das oportunidades do golo no primeiro tempo pertence ao FC 13 de Maio, uma vez que Morés teve outras ocasiões de poder empatar, mas o 13 de Maio estava com a barra defensiva bem montada e conseguiu assegurar a vantagem até o apito final do primeiro tempo.
No segundo tempo do jogo, os Buntalos de Morés voltaram melhor no encontro e aos 30 segundos, num dos golos mais rápidos do Campeonato Provincial, a formação de Morés conseguiu empatar o jogo, depois de uma falha defensiva da equipa da casa. Aos 47 minutos, Queluntam podia aumentar pelo 13 de Maio mas colocou a bola por cima da trave.
A resposta não se tardou por acontecer, aos 57 minutos, Ussumane Djambam ampliou a vantagem em 1-2, a favor de Morés, num contra-ataque em que o defesa do FC 13 de Maio esteve a espera de fora do jogo, mas a equipa de arbitragem não foi nessa história e validou o golo.
Dois minutos depois (59′), o suspeito e o melhor em campo na partida, Ussumane Djambam fez o segundo golo da conta pessoal e fechou o placar em 1-3 a favor dos Buntalos.
Aos 66′ minutos, num lance infantil do guarda-redes de 13 de Maio, que deixou escapar a bola nas mãos e quase fazia auto-golo, mas socorreu o erro, entregando o ouro ao bandido Wilson Cuca M’bundé de Morés, e este desperdiçou a grande oportunidade.
Com este resultado, o FC Morés soma 4 pontos no terceiro lugar e o FC 13 de Maio continua no quarto e último lugar com 0 pontos menos um jogo.
Na próxima jornada o FC Morés estará de folga e o 13 de Maio vai ao terreno dos Polons FC Biombo.
© Izaías Teixeira Félix