CONTAS DE PRIMEIRA VOLTA DA GUINES-LIGA 21/22
Os eternos rivais da principal liga guineense de futebol, terminaram a primeira volta do campeonato nacional no topo da tabela classificativa, com 31 pontos somados cada, [num total dos possíveis 45 pontos], fruto de 15 Jogos realizados, 9 vitórias, 4 empates e duas [2] derrotas cada.
Com ambas as equipas a vencerem os seus respectivos jogos, na última jornada, o Sport Bissau e Benfica goleou o FC Cuntum por [4-0], e o Sporting Clube de Guiné-Bissau venceu por [2-0] o Binar FC, nos jogos da 15.ª jornada, que encerram a primeira volta da Guinés-Liga, os dois emblemas partilham a liderança da prova.
Por outro lado, segue-se de uma época de “sonho” para os Lobos de Canchungo que alcançaram oito vitórias, 4 empates e 3 derrotas, e ficou a três [3] pontos da liderança nesta primeira volta da Guinés-Liga.
Contudo destaca-se também a escorregadela e uma época de esquecer para os habituais concorrentes ao título: Sporting de Bafatá [10.º lugar com 16 pontos], Os Balantas de Mansôa [13.º lugar com 14 pontos], e os Estivadores dos Portos de Bissau penúltimo classificado no 15.º lugar com 13 pontos.
Com relação aos recém-promovidos à primeira divisão, regista-se uma primeira volta memorável do Massaf de Cacine que figura entre os dez primeiros classificados e leva até nesta altura 19 pontos nos 15 jogos já realizados e ocupa 9.ª posição, seguido dos Arados de Nhacra [12.º lugar com 15 pontos], e teve uma primeira volta tranquila, Cupelum FC [14.º lugar com 12 pontos] e, no último lugar ocupado pelo Binar FC com apenas 13 pontos.
Ainda durante a esta primeira volta o Atlético Clube de Bissorã, foi o clube com mais empates registados [8], seguido dos Hipopótamos de Sonaco com [7] empates e Binar FC no terceiro posto desta hierarquia com seis [6].
Quanto aos piores registos verificados no capítulo das derrotas aparece nesta primeira volta os Estivadores dos Portos de Bissau, Cupelum FC e os Arados de Nhacra ambos com [8] derrotas, Binar FC, Clube de Futebol Os Balantas de Mansôa, FC Pelundo e Sporting Clube de Bafatá registaram [7] derrotas.
De salientar que o campeão da primeira volta Sport Bissau e Benfica tem o melhor ataque com [27] golos na Guines-Liga, e [07] sofridos, seguido da União Desportivo Internacional de Bissau [UDIB] com [22] golos apontados, e 16 sofridos, Sporting Clube de Guiné-Bissau [21] golos e [08] sofridos, e o terceiro classificado no campeonato e no pódio dos melhores ataques aparece Os Lobos de Canchungo [21] golos e 13 sofridos, na quarta posição.
Porém, nas piores defesas aparecem os Arados de Nhacra [12] golos apontados e [22] golos sofridos, Cupelum FC [12/21] golos, mesmo número de golos sofridos pelo FC Pelundo [16/21] golos, e o Sporting Clube de Bafatá sofreu nesta época [11/20] golos.
De recordar que nesta primeira volta da Guinés-Liga foram já marcados [241] golos e, se se agora terminar o campeonato o Sport Bissau e Benfica será o campeão nacional, seguido no pódio pelo Sporting Clube de Guiné-Bissau e FC Canchungo.
No melhor ataque aparece [Sport Bissau e Benfica] e no pior ataque estão os Arados de Nhacra.
A segunda volta já tem datas em que o líder, Benfica, entra em campo no dia [28.04], frente ao penúltimo classificado, Os Portos de Bissau, UDIB recebe o Sporting Clube de Guiné-Bissau e pouco antes no dia [27.04] o quarto classificado FC Sonaco recebe em casa o terceiro classificado FC Canchungo.
Eis o Calendário da 16.ª jornada
[27.04]
CUPELUM FC VS SC BAFATÁ – 16H45
ATL. CLUBE BISSORÃ VS FLAMENGO DE PEFINE – 16H45
ARADOS DE NHACRA VC FC PELUNDO – 16H45
MASSAF DE CACINE VC CF OS BALANTAS DE MANSÔA – 16H45
FC SONACO VS FC CANCHUNGO – 16H45
UDIB VS SPORTING CGB – 19H00
[28.04]
BINAR FC VS FC CUNTUM – 16H45
SB BENFICA VS PORTOS DE BISSAU – 19H00
©️ IZAÍAS TEIXEIRA FÉLIX