CONHEÇA OS CAMPEÕES QUE VÃO A DEFESA DA TAÇA DE GUINÉ
Inicia-se hoje [29.04] a primeira eliminatória da Taça de Guiné em futebol com 22 equipas envolvidas, entre elas a maioria compete na segunda liga guineense [Guines-Bola], com destaque para o jogo das duas estrelas, as do mar e as da terra [Estrelas de Cantanhez FC e a Estrela Negra de Bolama].
Uma das mais valorizadas competições no período pós independência e instituída oficialmente na época de 1974/1975, onde apenas se disputou o campeonato que viria a ser ganho pelo Clube de Futebol “Os Balantas” de Mansôa, mas não se disputou a Taça.
Na temporada 1975/1976, o campeonato foi conquistado pela União Desportivo Internacional de Bissau [UDIB] e a Taça de Guiné pelo Sporting de Bissau que bateu na final, disputada em Julho de 1976, o Desportivo de Farim, por [4-0].
Em 1976/1977, a terceira edição da prova rainha pós-independência, o campeão nacional foi o Sport Bissau e Benfica e o vencedor da Taça a União Desportiva Internacional de Bissau ao bater a 09 de Janeiro 1977, por uma bola a zero a formação de Ajuda Sport Clube.
Note-se que seguido destas épocas em 1978 NTFC Bula foi vencedor da Taça de Guiné e, em 1995 não se realizou devido a um conflito entre o Sport Bissau e Benfica e a Federação de Futebol da Guiné-Bissau, já nas nossas eras, em 2003 foi anulada a competição, que foi interrompida à 3.ª jornada das eliminatórias, onde o jogo da 2.ª jornada entre Tubarões de Bubaque e FC Cuntum fora adiado para 28 de Junho, a partida que nunca foi realizada e Taça nunca mais avançou.
Já a 17 de Dezembro de 2003, a Federação de Futebol da Guiné-Bissau decidiu anular a competição. A Taça regressou em 2016 e, na temporada de 2017 se tornou a única temporada bienal. Porém em 2016 não se jogou, recordando que o último vencedor da prova foi também em 2018 quando o Sport Bissau e Benfica venceu o FC Cuntum por [2-1] a 23 de Junho do mesmo ano.
Contudo, os defensores do título nesta primeira eliminatória da competição na presente época serão neste caso o ADR Mansabá que venceu a competição por [duas] vezes em 2001 e 2011, seguido de NTFC Bula [1] em 1978, Estrela Negra de Bolama [1] em 1980, Estrelas de Cantanhez FC [1] em 2013 e CDR Farim [1] em 1990.
Os maiores vencedores da prova foram o Sport Bissau e Benfica [8] com a última conquistada em 2018, UDIB [6], Sporting Clube de Guiné-Bissau [5], Mavegro FC e os Portos de Bissau ambos com [3] títulos ganhos, Canchungo e Mansaba [2] e NTFC Bula, Estrela Negra de Bolama, Estrelas de Cantanhez FC e CDR Farim todos com um título da Prova Rainha.
De recordar que na página do Facebook da Federação de Futebol da Guiné-Bissau consultada pela redação de O Golo GB, a instituição que gere o desporto-rei nacional agendou para esta sexta-feira, 29 de Abril, todos os jogos da primeira eliminatória da Taça de Guiné nos diferentes campos do país.
Todos os jogos serão realizados a partir das16:00 horas com a excepção do jogo da Estrela Negra de Bissau e o Grupo Desportivo e Recreativo de Quelelé que está marcado pelas 19:00 horas no Estádio Lino Correia.
Segundo o comunicado da FFGB, todas as equipas apuradas nesta primeira eliminatória vão se juntar às formações da primeira divisão para a realização do sorteio que vai determinar os jogos da segunda eliminatória da Prova Rainha.
Eis os jogos agendados:
AJUDA SPORT CLUBE vs FC CUMURA
CDR FARIM vs VITÓRIA DE CACHEU
CDR GABU vs SPORT CLUBE DE PITCHE
ADR MANSABA vs TF SÃO DOMINGOS
UDR ONDAME vs FC SAFIM
EN BISSAU vs GDR QUELELÉ
DJATA FC FULACUNDA vs FC QUINARA
FIDJUS DE BIDERA TCB vs NTFC BULA
ACADÉMICO DE INGORÉ vs BIJÁGOS
L. BAMBADINCA vs HAFIA DE BAFATÁ
ESTRELAS DE CANTANHEZ vs EN BOLAMA
©️ IZAÍAS TEIXEIRA FÉLIX
O resultado da final da primeira Taça da Guiné Bissau de futebol, depois da Independência Nacional foi: Sporting C.B. 4 x Desportivo de Farim- 1.(E não 4×0, com escreveram na resenha histórica supra). Muito obrigado.
José da Cunha, então jogador do Desportivo de Farim que jogou como titular nesta histórica partida.
Obrigado pela correção. Abraços