NANJÓ DEFENDE CRIAÇÃO DE FUNDO SOCIAL DE APOIO AOS ANTIGOS FUTEBOLISTAS
O antigo futebolista guineense Fernando Jorge Tavares Pinto (Nandjó) defendeu a necessidade de criação de um fundo social para apoiar financeiramente os antigos futebolistas que se encontram num estado de saúde muito crítico.
“É necessário vermos para as pessoas que um dia fizeram crescer nosso futebol, existem vários veteranos de futebol que fizeram toda a juventude no futebol e que hoje estão sem meios para sustento familiar e estão numa fase a desejar de saúde, tendo em conta várias lesões contraídas nos seus momentos anteriores. Não só jogadores, também existem antigos árbitros, treinadores que também precisam ser apoiados após terem terminados a carreira”, defendeu Fernando Tavares Pinto numa entrevista ao portal desportivo guineense FUT 245.
Este veterano do futebol guineense, disse por outro lado que, o desenvolvimento efetivo do futebol guineense só pode ser visto com o envolvimento sério dos antigos jogadores, árbitros, treinadores e demais outros intervenientes ligados ao futebol no país.
“O futebol guineense precisa ser pensado e trabalhado em conjunto com todos os autores envolvidos no processo e, daí que solicito a necessidade de se aproximarem com estes sendo eles, a memória do futebol do país e que suas contribuições possam ajudar no desenvolvimento do futebol guineense“, sugeriu Nandjó como é vulgarmente chamado entre amigos da sua geração.
Ao FUT 245, Fernando Tavares deu nota positiva ao atual liderança do futebol da Guiné-Bissau pela forma na qual estão dirigir esta modalidade no país, adiantando por outro lado que, tem gostado do nível do futebol apresentado pelas diferentes equipas nacionais em diversas competições, recordando ainda que, o futebol da sua geração era mais emocional e jogado naturalmente pela defesa do bairro ou da zona onde vive e pelo amor à camisola.
“Puntchan” como também é carinhosamente chamado, aproveitou a ocasião para lançar um vibrante apelo ao Governo, Comitê Olímpico e a Federação de Futebol no sentido de darem um pouco de apoio para os antigos futebolistas que um dia foram muito importantes para o país, dedicaram todos seus momentos da juventude em defesa da pátria e do desporto em geral para tal, que no seu ponto de vista precisam naturalmente ser apoiados.
Recorda-se que, Fernando Jorge Tavares Pinto passou como futebolista nos clubes como Flamengo de Pefine, Balantas de Mansoa, SC Bafatá e Sporting CGB, este último foi a equipa na qual jogou a liga dos campeões africanos frente ao Real de Banjul.
©️ FUT245