ENEFD ASSINA ACORDO COM SECRETARIADO EXECUTIVO DA CPLP
A Escola Nacional da Educação Física e Desportos assinou hoje (09.05), um acordo de parceria com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de apoiar na inserção da modalidade na proposta curricular da ENEFD, através do projeto Capoeira – formação educativa para a cidadania.
Os principais alvos do projeto serão 5 professores da ENEFD e os graduados da quinta fase do curso, que terão a oportunidade de desenvolver as suas qualidades dentro de uma modalidade artística, desportiva e cultural, para proporcionar aos professores e estudantes a possibilidade de conhecerem melhor esta prática.
Depois da assinatura do acordo, Zeli Rocha, da Agência Brasileira de Cooperação, disse que houve atraso na implementação do projeto, mas segundo ela, a sua implementação terá sucesso.
“O trabalho do projeto da Capoeira começou há dois anos, embora tivemos atraso na sua implementação por causa da pandemia, mas esperamos que esse projeto atenda todos os interessados em praticar a Capoeira. A nossa intenção é de fazer um curso de Capoeira, não só para ser estudada como disciplina, no âmbito da CPLP e no âmbito da Cooperação Sul-Sul”, disse Zeli, acrescentando que o Brasil e a Guiné-Bissau estão juntos nessa iniciativa de fazer voltar a Capoeira para África, o seu continente de origem.
Para o Subdiretor da Escola Nacional da Educação Física e Desportos, Isuf Camará, a implementação da modalidade no currículo escolar reveste-se de grande importância, uma vez que fazia falta.
“Entendemos que esta modalidade fazia falta no nosso ensino, depois vamos sentar com os nossos parceiros a fim de elaborar todos os documentos necessários para iniciar a sua implementação, sabemos que a modalidade está a retornar a sua origem, embora foi desenvolvida no Brasil, não podemos ver Capoeira como um espetáculo, mas temos que vê-la como um componente educativo”, afirmou Issuf.
Com esta assinatura de acordo entre o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o seu parceiro da Escola Nacional da Educação Física e Desportos, a Capoeira será implementada no currículo escolar da ENEFD.
De referir que o acordo ora assinado terá duração de dois anos, com a possibilidade de renovação.
© Camnate M’bundé