PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE VOLEIBOL – “ESTÁ A MELHOR A ÉPOCA DE VOLEIBOL”
“Pelo que eu saiba sobre a história do voleibol no país, esta época está ser de outro nível, é, sem dúvida, um dos melhores momentos desta modalidade”, começou por dizer o presidente da federação de Voleibol ao Portal Desportivo O Golo GB.
Como justificativa, Aladje Camará disse: “Começamos o ano com a conquista da medalha de bronze, em Janeiro, num torneio realizado em Gâmbia, onde mostramos ao mundo que temos qualidades. Outro facto é o campeonato nacional que está a decorrer. A qualidade dos jogadores, o espírito de competitividade que há nas equipas, é realmente fascinante. Embora o país careça das infraestruturas ou espaços para a prática desta modalidade, mas já estamos a fazer algo sobre isso. Em Canchungo, com apoio da autoridade local financiamos a reabilitação de um campo, o mesmo pode acontecer com as outras zonas do país. Olhando para estes factos, posso afirmar que estamos a cumprir com os nossos objetivos e que Voleibol está a viver um dos seus momentos mais alto”.
“A nossa federação tem uma vontade incrível de colocar o voleibol no topo, quiçá um dia estar no mesmo lugar que o futebol, por isso, temos ideia de realizar torneios a nível nacional e também um dia introduzir esta modalidade na educação física, nas escolas do país, é um projeto que vamos trabalhar em conjunto com a Direção Geral dos Desportos, podemos ganhar espaço e um dia chegar num patamar ainda mais alto,” adiantou Aladje Camará que depois lamentou: ‒ “infelizmente, nesta época, até agora não recebemos nenhum apoio, tanto do governo como do Comité Olímpico. Todo o nosso trabalho é custeado por nós. Então apelo às instituições públicas e privadas e pessoas de boa vontade para apoiar a nossa federação. Aos que desistiram de praticar esta modalidade, peço-os que voltem, porque já estamos a resgatar tudo o que é bom de voleibol”, afiançou.
Recorde-se que dentre as equipas que competem no campeonato sénior de Voleibol, S.V.C Cupelum continua na liderança com 15 pontos, seguida de Estrela Negra que figura na 2.ª posição com 12 pontos.
Na categoria Júnior masculino, Estrela Negra (15 pontos) e S.V.C. Cupelum (12 pontos), lideram as séries A e B respetivamente, enquanto SUNAC e Bula ocupam a segunda posição das mesmas.
Estrela Negra também é líder da Série-A feminino com 12 pontos, seguida na tabela pela equipa de Bula com 9 pontos. Na Série-B da mesma categoria, São José ocupa a primeira posição com 12 pontos e São Francisco figura na segunda com 9 pontos.
© Mamadi N’Djai