CAN’2021: CANDÉ RECUSA FAZER BALANÇO DA FRACASSADA PARTICIPAÇÃO DOS DJURTUS
O selecionador nacional de futebol da Guiné-Bissau, Baciro Candé, recusou fazer o balanço da fracassada participação dos Djurtus na fase final do Campeonato Africano das Nações – CAN Camarões 2021, que foi disputado em Janeiro de 2022.
Baciro Candé divulgou na última quarta-feira, (18.05), na sede da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, uma lista de 23 jogadores convocados para a dupla jornada do Grupo A de qualificação para o CAN-Côte d’Ivoire 2023 diante de Ilhas Maurícias no dia 9 de Junho e Serra Leoa no dia 13 do mesmo mês.
Depois da divulgação da lista, Baciro Candé questionado se sente confortável em continuar no comando técnico da seleção nacional, depois da fracassada participação dos Djurtus no CAN dos Camarões, em que falhou com os objetivos traçados pela equipa técnica, que era passar para oitavos-finais da maior competição de futebol africano.
Ao ser questionado pela imprensa sobre este assunto do passado (CAN Camarões), Baciro Candé recusou de responder qualquer pergunta relacionada com a fracassada participação dos Djurtus no último Campeonato Africano das Nações, afirmando que só responderá às perguntas relacionadas com a lista dos convocados.
“Estou aqui somente para responder as perguntas relacionadas à divulgação da lista dos convocados para a dupla jornada da fase de qualificação para o CAN’2023 frente às Ilhas Maurícias e Serra Leoa, não estou aqui para responder às perguntas do CAN passada e nem de outros assuntos”.
Saliente-se que Baciro Candé, não fez até hoje nenhum balanço relacionado com a participação dos Djurtus no último CAN, e fugia sempre da imprensa desportiva para não falar do balanço do CAN’2021, em várias ocasiões desde a chegada da comitiva da seleção nacional ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, depois de participar na competição.
A equipa técnico dos Djurtus liderada por Baciro Candé, tinha traçado como objetivo principal na terceira participação consecutiva no CAN, qualificar o país pela primeira vez para oitavas-finais, na altura Baciro Candé dizia que o país já tem uma experiência acumulada nesta competição africana, mas a meta traçada acabou por não ser cumprida.
Em partidas disputadas no CAN Camarões, os Djurtus somaram um ponto fruto do empate frente ao Sudão no jogo inaugural, duas derrotas frente ao Egito por uma a zero e outro diante da Nigéria por duas bolas a zero. O país voltou com apenas um ponto, como é habitual, já em três participações na fase do CAN, nenhum golo marcado e três golos sofridos.
Acima de tudo havia vários assuntos pendentes para a equipa técnica, na pessoa do selecionador, abordar e explicar aos cidadãos guineenses sobre participação negativa dos Djurtus no último CAN.
Um assunto que Baciro Candé tinha ou ainda tem que explicar aos guineenses tem a ver com o jogador Mimito Biai levado aos Camarões sem que ele esteja inscrito na competição, Biai que foi chamado a última hora para preencher o lugar do suposto lesionado João Jaquité.
O Golo GB apurou na altura que no dia da chamada de Mimito Biai para representar a seleção nacional, as inscrições já estavam encerradas pela CAF, e na lista final divulgada pela Confederação Africana de Futebol a que imprensa desportiva teve acesso, não constava o nome de Mimito, mas sim o nome de João Jaquité que foi desconvocado por uma suposta lesão já nos estágios aqui em Bissau.
©️ O Golo GB