LUTA LIVRE: BERNAL VOLTA A LAMENTAR FALTA DE APOIO DO GOVERNO
O presidente da Federação de Luta da Guiné-Bissau, João Bernardino Soares da Gama (Bernal) voltou a lamentar a falta de apoio do Governo, na participação da sua instituição no Campeonato Africano da modalidade que decorreu nos Marrocos.
Falando à imprensa no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira na chegada da caravana desportiva, Da Gama revelou que os atletas viajaram sem “perdiem” e antes da partida treinaram em péssimas condições, mas mesmo assim conseguiram representar o país com dignidde, conquistando três dos quatro medalhas possíveis.
“Estes jovens são verdadeiros heróis, treinaram em péssimas condições, e com meios próprios, pagaram transporte ída e volta para suas vilas para chegarem ao centro de treinos, e nunca entraram um estágio se quer”, lamentou.
O líder da FLGB revelou que a participação do país no torneio foi graças ao apoio do Comité Olímpico da Guiné-Bissau que assumiu as despesas das passagens de toda a caravana desportiva.
Bernardino Soares da Gama é de opinião de que todas as federações devem ser apoiados equitativamente em função dos resultados, com vista a promover uma concorrência saudável para o benefício da Guiné-Bissau.
“Todas as modalidades devem ser apoiados em função dos resultados que trazem para o país, com vista a promover uma concorrência saudável”, defendeu o dirigente desportivo, sublinhando que a Luta é a modalidade que mais traz resultados ao país.
Por outro lado, o líder da entidade reitora de Luta foi ainda eleito, durante o torneio, presidente da Comissão de Desenvolvimento de Luta de Praia em África e acumulativamente, vice-presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Africa de Luta.
Nesse particular, João da Gama reagiu com satisfação mais uma conquista do país, considerando que se trata de um desafio que espera encarar com coragem e determinação.
©️ O Golo GB