QUATRO GOLOS NO DÉRBI DE BISSAU ENTRE UDIB E PORTOS
No fecho da jornada 22, do campeonato nacional da primeira divisão, Guines-Liga, a União Desportiva Internacional de Bissau, recebeu e empatou hoje, (30.05), por [2-2] no Estádio Lino Correia, com “Os Estivadores” dos Portos de Bissau.
Foi uma partida equilibrada, com posse de bola dividida entre as duas equipas, mais foi a equipa dos Portos a inaugurar o marcador, aos 3 minutos, através de um livre direto executado pelo Jefferson Injai (Tché) que fez um autêntico míssil que parou no fundo das redes da baliza defendida pelo Aristides Gomes, guardião Udibista.
Aos 23 minutos surgiu o golo de empate da UDIB, por intermédio do seu capitão Edi Pedro Lopes, de seguida, aos 24 minutos através de um contra ataque, Os Estivadores beneficiaram de um grande penalidade, através duma bola na mão do defesa da Equipa d’Avenida, chamado para para converter o castigo máximo, o número 20, Raimundo Mendes não vacilou e ampliou a vantagem para [2-1] a favor dos Portos de Bissau, no mesmo lance, o jogador de UDIB, Mussa Mané foi expulso da partida, uma decisão que mereceu muita contestação dos adeptos de UDIB, presentes no Estádio Lino Correia, principalmente a sua equipa técnica, motivando também a expulsão do treinador de UDIB, Abubacar Camará.
Na sequência das expulsões e inconformado com a decisão do árbitro Yannick dos Santo, o Mister Abu como é conhecido tentou agredir o juiz da partida, mas foi prontamente travado pela equipa de segurança presente no Estádio Lino Correia, e a partida prosseguiu assim, com a vantagem dos Portos até o final do primeiro tempo.
A segunda parte continuava com o mesmo ritmo, e UDIB a tentar inverter a desvantagem, fazendo as mexidas no seu xadrez, dando mais dinâmica ao seu ataque, aos 76 minutos, o recém-entrado na partida, Esmael da Silva, foi derrubado na área pelo Ronco Saido Djassi, sem hesitar, o juiz da partida mostrou-lhe cartão vermelho.
Os comandados do Mister Abu, não baixaram os braços, através dos contra-ataques e jogadas longas, aos 83 minutos, Midana Incanha capitão dos Estivadores cometeu grande penalidade, o autor do primeiro golo Edi Pedro Lopes, converteu-a com sucesso, consumando assim o empate de duas bolas, entre as duas equipas da capital.
Com este resultado, a UDIB somou 31 pontos, enquanto os Estivadores somam até neste momento 23 pontos na tabela classificativa do campeonato nacional da primeira divisão, a Guines-Liga.
©️ Camnate M’bundé