DJURTUS INICIAM AMANHÃ À CAMINHADA PARA O CAN-CÔTE D’IVOIRE 2023
A seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau, Djurtus, inicia amanhã, 9 de Junho de 2022, em Marrakech, Marrocos, a sua caminhada rumo ao CAN Côte d’Ivoire 2023 diante da conhecida seleção de São Tomé e Príncipe.
Os Djurtus estão inseridos no Grupo A de qualificação para o CAN Côte d’Ivoire 2023, juntamente com as seleções de Nigéria, Serra Leoa e São Tomé e Príncipe, esta última seu adversário de amanhã.
O conjunto santomense ou se preferir os “Falcões e Papagaios” é uma seleção em crescimento, tendo em conta as suas últimas prestações nas provas de FIFA e da CAF.
O selecionador nacional de futebol do São Tomé e Príncipe, Adriano Eusébio ao contrário do seu homólogo guineense, Baciro Candé, apostou em sete futebolistas que atuam no campeonato santomense para os embates contra a Guiné-Bissau e depois com a sua vizinha Nigéria.
Num duelo lusófono, as duas seleções terão um reencontro depois de se terem enfrentado nos jogos preliminares para a entrada na fase de grupos de apuramento para o Mundial do Catar, a disputar neste ano.
Refira-se que no jogo de qualificação para o Catar’2022, os Djurtus foram melhores em duas mãos, ao vencer na primeira mão em São Tomé por [0-1] e em Bissau por [2-1], na segunda mão.
As tarefas são diferentes, pois, a Guiné-Bissau estará em busca de primeiros pontos para sonhar com uma quarta qualificação consecutiva para o CAN, enquanto os Falcões e Papagaios procuram começar da melhor forma possível o caminho que pode lhes levar a um apuramento inédito à uma fase final do Campeonato Africano das Nações.
Na frente do ataque, os defesas da Guiné-Bissau terão o experiente atacante santomense Luís Leal, um jogador decisivo na chegada de São Tomé e Príncipe à fase de grupos de apuramento para o CAN Côte d’Ivoire 2023.
Recorde-se que na parte guineense, a grande ausência por lesão será do avançado Joseph Mendes que marcou todos os três golos dos Djurtus, dois em Bissau e outro em São Tomé e Príncipe.
Recorde-se que a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) conta com seis países nesta fase de qualificação para o CAN Côte d’Ivoire 2023, nomeadamente, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial, este último é o mais novo da organização lusófona.
©️ O Golo GB
📷 Léon Gomis