PAÍS DEBATE DIREITOS HUMANOS NO DESPORTO
Proteção dos Direitos Humanos, uma questão que também faz parte do desporto.
Hoje, (11.07), o assunto mereceu grande atenção do secretário-geral do Comité Paralímpico da Guiné-Bissau, Vladimir Silva Sano, na sequência dum encontro do género que juntou várias entidades, entre as quais, Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau (FADPD-GB).
“Nota-se que regras, valores e princípios que regem o desporto, tudo isso, basear-se nos Direitos Humanos. Isso quer dizer que é o mecanismo e instrumento de superação de capacidade do limite do Homem, resumindo, está sempre associado a Direitos Humanos”, afirmou Vladimir Silva Sano, enaltecendo a abordagem do tema no desporto.
O responsável ainda disse: “vamos analisar e refletir sobre questões dos direitos humanos e tirar ilações sobre a questão em causa e depois traduzir as ideias em ações que permitam dar mais visibilidade das Instituições Desportivas e ajudar o Estado na Proteção dos direitos das pessoas que fazem prática desportiva.
O encontro, para ressaltar, foi promovido pelo Comité Paralímpico, Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Observatório dos Direitos Humanos, Democracia e Cidadania e Iniciativas Para Direitos Hamanos.
© Mamadi N’Djai