DE ATLETA OLÍMPICA E MUNDIALISTA À PEDREIRA EM BISSAU
Nos últimos dias, veio novamente à tona nas redes sociais, a situação da veterana do atletismo guineense, Domingas Togna Embana que agora tornou-se numa exploradora manual de pedras nos arredores de Bissau para sobreviver.
“Domingas Togna Embana representou a Guiné-Bissau no Campeonato Mundial de Atletismo no Japão em 2007. Mas 15 anos depois, tornou-se pedreira para sobreviver”, lê-se nas redes sociais de Afrika Kanda Ndombe History And News.
A história emocionante da atleta guineense foi partilhada no dia 15 de Julho de 2022, na página do Facebook de Afrika Kanda Ndombe History And News com mais 36 mil seguidores deste canal africano, a que O Golo GB teve acesso.
Domingas Embana Togna é uma atleta da Guiné-Bissau. Ela competiu na maratona no Campeonato do Mundo de 2007, sem terminar, e depois nos 1500 metros nos Jogos Olímpicos de 2008, terminando em décimo primeiro lugar nas eliminatórias e na 33.ª posição no geral.
Recorde-se que a situação da miséria em que Domingas Togna Embana vive, ganhou força e revolta dos amantes do desporto no país e não só, depois duma longa reportagem do jornal O Democrata GB em Agosto de 2014, feita pelo jornalista Aguinaldo Ampa e fotojornalista Marcelo N’canha Na Ritche.
Desde que esta reportagem foi publicada no jornal O Democrata GB, quase todos os anos seguintes, sempre aparece um artigo ou uma reportagem nacional e internacional sobre a atleta que esteve nos Jogos Olímpicos de 2008, realizado em Pequim na China.
Saliente-se que a Federação do Atletismo da Guiné-Bissau e o governo guineense tinham planos para oferecer uma formação no exterior à atleta e torná-la num quadro do atletismo e do desporto nacional,mas até aqui não se sabe do desenrolar deste projeto.
©️ O Golo GB
📷 Marcelo N’canha Na Ritche