SELEÇÃO NACIONAL OU SELEÇÃO DE BISSAU?
Na cunsa papia, nsibi bona fala nka gosta di bôs.
O selecionador local do país, Emiliano Té, divulgou nesta quarta-feira, (20-07-2022), a lista dos vinte e três jogadores seleccionados para a dupla jornada de qualificação para o CHAN’2023, uma competição reservada aos jogadores que militam no campeonato nacional dos respectivos países.
Nessa senda, a selecção nacional defronta em Marrocos, a congénere da Gâmbia, em jogo que devia ser jogado no Estádio Nacional “24 Setembro”, mas que não vai acontecer devido a interdição do referido estádio pela CAF e a FIFA.
Okay, até li tudu bem, néh?
Nô bai pa assunto!
Quais são os critérios de avaliação e da chamada dos jogadores para integrarem a seleção local?
É inaceitável essa falta de respeito, principalmente para as equipas do interior que também gastam, e trabalham bastante como qualquer outra, para o desenvolvimento do futebol nacional, temos equipas que fizeram um campeonato brilhante. Temos o caso de Canchungo e Sonaco, que ficaram no terceiro e no quarto lugar, respectivamente, com jogadores a altura dos desafios da seleção, mas lá está, não foi o caso, nenhum jogador das equipas do interior teve essa oportunidade, deram prioridade aos ditos de capital, e ditos grandes.
O mister Emiliano Té e todo staff da seleção local precisam de ter um pouco de critério na seleção dos jogadores, porque a seleção não é uma empresa privada, muito menos um espaço de clientelismo e amiguismo. O dinheiro gasto para seleção é imposto proveniente da contribuição de todos os guineenses, sendo assim precisamos de mais respeito e responsabilidade (na kil kinô djunta).
– Mais uma vez, tudo foi feito como de costume, na MUKUR MUKUR, desde a convocatória dos jogadores, preparação (treinos) da seleção, organização da viagem, e a própria viagem da caravana para Marrocos.
A meu ver, a atual direção do comité executivo da Federação de Futebol de Guiné-Bissau, continua a brincar e gozar com os guineenses.
– Só um considju, enquanto boka seta kritika, nunca bô kana evolui.
I enquanto bôna pensa kuma noka gosta nam dibôs, sempri bona bata djubinu suma indimigus.
Enquanto ki i contrário.
©️ Camnaté M’bundé