EMBAIXADORA OFICIAL DOS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS VISITA A GUINÉ-BISSAU
A estrela mundial de basquete e de sangue guineense, Émilie Gomis, Embaixadora oficial dos Jogos Olímpicos [Paris 2024], estará em Bissau no próximo dia 25 deste mês, para uma visita de sete dias.
A basquetebolista e vice-campeã olímpica pela França [Londres 2012], será acolhida em Bissau pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades e da Cultura e dos Desportos.
De acordo com o programa de visita na posse de O Golo GB, durante a sua estada no solo de Amílcar Lopes Cabral, (25 a 30 de Julho), Émilie Gomis terá entre outras agendas, visitas aos ministérios acolhedores e ainda da Mulher, Família e Solidariedade Social, Encontro de reflexão com autoridades desportivas nacionais, visita a Federação de Basquetebol da Guiné-Bissau e a Embaixada de França, encontro com Federação de Desporto para Dificientes e com mulheres deficientes empreendedoras, visita ao Presidente da República e Primeiro-Ministro e entre outras agendas.
Émilie Gomis representou a seleção francesa de basquete por 194 vezes e foi uma das primeiras francesas a jogar na NBA feminina e atualmente é empresária e gerente de uma empresa de consultoria em estratégia desportiva.
SÍNTESE DA BIOGRAFIA DE ÉMILIE GOMIS
Émilie Gomis entrou para a história do desporto francês ao se tornar vice-campeã olímpica com a seleção francesa de basquetebol em Londres em 2012. Integrante da seleção, cujas cores vestiu com orgulho 194 vezes, a jovem é uma das desportistas mais emblemáticas da sua geração. Um verdadeiro exemplo e fonte de inspiração, Émilie foi uma das primeiras mulheres francesas a jogar na NBA feminina com o prestigiado clube de New York Liberty; Pioneira em termos de imagem, musa de grandes marcas e designers, demonstrou que se pode evoluir ao mais alto nível mantendo-se feminina. Muito rapidamente e com a mesma determinação das quadras, Émilie preparou sua pós-carreira. Liderando então desde a frente obrigações desportivas e reciclagem profissional.
Como empresária, gere, por um lado, uma empresa de consultoria em estratégia desportiva que trabalha com entidades como a Federação Norueguesa de Basquetebol e desenvolve uma aplicação “Sportivation” dedicada ao treino desportivo à medida. Investida a nível social, criou uma associação, “Tous Ego par le Sport”, para promover a educação e a integração através do desporto. Comprometida, ela é madrinha ativa de várias organizações beneficentes (Play International, uma camisa para a vida) e é membro da comissão para atletas de alto nível do Comité Olímpico e Desportivo da França. Recentemente e para além de todas estas atividades, obteve, por um lado, o diploma de Directora Geral no conceituado CDES de Limoges e, por outro, foi nomeada Embaixadora Oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Perpetuamente atraída pelo desejo de transmitir e compartilhar, Émilie é palestrante e formadora para um público em busca de uma nova visão de gestão de alto desempenho.
De recordar que Émilie Gomis é uma atleta reconhecida em França e na Europa e é uma fonte de inspiração de centenas de jovens franceses.
A visita de Gomis a Bissau constitui um marco histórico e importante para o desporto, a diplomacia e o empreendedorismo guineense.
© O Golo GB