EMILIANO TÉ IGNORA A IMPRENSA DESPORTIVA
O selecionador nacional de futebol local, Emiliano Té, não divulgou oficialmente a lista dos convocados perante a imprensa desportiva para os jogos da dupla jornada da primeira pré-eliminatória para CHAN Argélia 2023 frente a Gâmbia, cujas partidas serão disputadas no Estádio de Marrakech, em Marrocos nos dias 23 e 26 de Julho.
Emiliano Té, igualmente adjunto de Baciro Candé na seleção principal, recorreu na noite de quarta-feira, às redes sociais da Federação de Futebol da Guiné-Bissau para divulgar a lista dos 23 jogadores convocados, e na madrugada desta quinta-feira a seleção local viajou para Marrocos num silêncio total, sem olhares da imprensa desportiva nacional.
A maior falta de respeito aos guineenses, depois de tudo, decidiram divulgar a lista dos jogadores convocados a poucas horas para a viagem da seleção para Marrocos.
Este método era adoptado pelo selecionador nacional da Guiné-Bissau, Baciro Candé, em algumas ocasiões, em que fugia da imprensa desportiva, principalmente, depois da fracassada participação dos Djurtus no CAN Camarões disputado em 2022, sempre fazia as suas comunicações somente nas redes sociais da FFGB.
Depois de muitas críticas da imprensa desportiva nacional e de algumas pessoas ligadas ao futebol, o selecionador nacional Baciro Candé, redimiu-se desse mau comportamento e na última convocatória para a dupla jornada de apuramento para (CAN Côte d’Ivoire 2023, mas que foi adiado pela CAF para o ano 2024), frente a São Tomé e Príncipe e Serra Leoa, divulgou a lista dos convocados na presença da imprensa.
Desta vez, é o seu adjunto, Emiliano Té, selecionador da seleção local que teve este péssimo comportamento em não divulgar a lista dos convocados para dupla jornada frente a Gâmbia perante a imprensa desportiva, tanto na pré-convocatória para o início da preparação deste embate, e assim como na divulgação da lista final dos jogadores que viajaram para Marrocos.
Para que serve este comportamento de não divulgar a lista dos convocados na presença da imprensa desportiva?
– Ou é uma nova estratégia que a estrutura técnica da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau e o gabinete de comunicação da FFGB em colaboração com a direção do comité executivo da FFGB estão a implantar com base no seu famoso slogan “estamos numa nova dinâmica para o desenvolvimento de futebol nacional”?
Os guineenses queriam saber o por que é que andam a fugir para não divulgar a lista dos jogadores convocados para representar a seleção nacional de todos os guineenses na presença da imprensa desportiva.
Boa sorte aos Djurtus!
©️ Idjé da Costa