BENFICA E SPORTING DISPUTAM A FINAL DA TAÇA DE GUINÉ
Sporting Clube da Guiné-Bissau recebeu e venceu na tarde desta quarta-feira (03-08) o seu similar de Balantas de Mansôa por uma bola sem resposta no jogo das meias-finais da taça de Guiné, prova rainha guineense disputado no sintético do Estádio Lino Correia em Bissau.
Uma partida com o tapete sintético do “Lino Correia” cheio de água durante os minutos iniciais, criando assim grandes dificuldades para jogadores das duas formações em explorar suas filosofias do jogo.
Aos 11 minutos do encontro, Abulai Mané desperdiçou uma grande oportunidade que podia muito cedo adiantar os Balantas no marcador, num lance em que esteve vista-a-vista com o guardião sportinguista dentro da grande área e, na finalização rematou a bola para fora.
Após esta ocasião falhada da equipa de Mansôa, a partida ficou muito equilibrada com ambas as equipas a circularem a bola quase por todo retângulo do jogo, chegando várias vezes nas duas áreas, mas sem no entanto o placar de contagem mexer até terminar a primeira parte em 0-0.
No reatar de jogo, já com o retângulo de jogo em melhores condições para circulação da bola, os comandados do mister Toni Fundungo reentraram no jogo com muita pressão a partir da sua linha ofensiva, chegando várias vezes a baliza sportinguista, mas sem grande sucesso.
Como quem diz “no futebol, quem não marca acaba por sofrer”, aos 71 minutos da partida, os leoninos chegaram em vantagem no marcador graças ao tento apontado por inevitável Jhon Charles Mendy que aproveitou um cruzamento feito por seu colega José Jó na esquerda pela forma como atacavam antes de Tcharles Mendy saltar mais alto que os defensores de Mansôa, cabeceando para o fundo das malhas da baliza defendida por Amadu Turé.
Cinco minutos depois, os Balantas de Mansôa reagiram muito forte ao resultado com o seu ponta lança Abulai Mané a tirar tintas à trave da baliza sob alçada do guardião Marcel Gomes através de um remate muito forte na entrada da grande área leonina.
Mesmo com esta vantagem, os pupilos do técnico Pedro Dias não baixaram a pressão no ataque, levando a equipa visitante a recuar na sua zona defensiva, aproveitando sair em contra-golpe.
No cair do pano, ou seja, ao 90+1 minuto Abulai Mané voltou milagrosamente desperdiçar uma grande oportunidade para igualar a contagem, numa combinação com o seu colega dentro da pequena área do Sporting e, sozinho com guarda-redes, decidiu atirar o esférico para fora, terminando a partida em 1-0 a favor do Spoting.
Com este resultado, o Sporting Clube da Guiné-Bissau junta-se ao Sport Bissau e Benfica na final desta prova rainha guineense a ser disputado no próximo Domingo (07-08) segundo o comunicado da federação de futebol da Guiné-Bissau.
©️ FUT245/O Golo GB