FUNDAÇÃO BRAIMA DABÓ QUER MUDAR REGIÃO DE TOMBALI
O atleta intencional guineense e vencedor em 2019, do prémio ‘fair play’ da Federação Internacional do Atletismo na gala da World Athletics, Braima Suncar Dabó, explicou que a recém-criada Fundação Braima Dabó” FBD, além do desporto, vai alargar suas ações para setores da agricultura, educação e saúde para reduzir, gradualmente, a pobreza na região de Tombali, sul da Guiné-Bissau.
A Fundação Braima Dabó, segundo o atleta, vai focalizar-se nas crianças e jovens através do atletismo. Para ele, o grande número do seu público alvo se encontra nas escolas, por isso, decidiu incluir o componente educativo na Fundação.
“Nós sabemos da situação em que a Guiné-Bissau se encontra. Todos têm suas dificuldades, mas entre eles existem os que têm condições mais precárias. Ao identificar atletas que estejam nessa situação automaticamente serão atribuídos, aos familiares, um espaço para praticar agricultura familiar como também da parte da pecuária para criação de animais de pequeno porte. Tendo isso, o agregado familiar pode garantir uma alimentação de qualidade para esse participante. O que vai reduzir a pobreza nessa família”, começou por justificar hoje, (03.08), numa conversa telefónica à Rádio Educativa Voz de Tombali, a partir de Portugal.
Jovem que esteve recentemente no país para investigação sobre sua tese do mestrado em Gestão das Organizações, disse que a sede da Fundação situa-se em Cufar, arredores de Catió, onde o atleta está a construir a sua casa, revelando por já ter alguns parceiros como o IPB e a ADCS de Carvalhais.
Há quatro dias, o atleta de 29 anos de idade, anunciou a formalização da FDB na qual revelou sua intenção de melhorar as condições para a prática e o desenvolvimento do desporto, com destaque para o atletismo na região de Tombali, sul do país.
No anúncio, Dabó sustentou que a FBD é uma pessoa coletiva sem fins lucrativos, de direito privado, apartidário, laico, com personalidade jurídica e com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
©️ Balanto Danfá