“É MUITO BAIXO O VALOR DA PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO” – PEDRO BUCAR SANHÁ
O presidente dos Cavalos Brancos de Cuntum, Pedro Bucar Sanhá considera muito baixo o valor de 10 Milhões de francos CFA, anunciado pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol, em comparação com as despesas que os clubes fazem durante uma época.
O dirigente falava hoje hoje (18.08), em exclusivo à Rádio Cidade FM, no programa desportivo ‘Cidade a Bola’, para perspetivar a nova época desportiva que se avizinha.
“Quanto a premiação para nós é muito pequena, porque aquilo que os clubes gastam durante uma época desportiva, não corresponde com o prémio anunciado pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol, no valor de dez milhões para um vencedor do campeonato nacional. Aquilo é como uma gota de água no oceano, a nossa posição é clara, não concordamos com aquele valor”, afirmou.
“Para nós aquilo é como prémio de um campeonato do defeso, não para um campeonato nacional. imagine as despesas que os clubes fazem, dada as distâncias, só no transporte durante uma época, os clubes podem gastar dez milhões, e temos prémios dos jogos, e salários dos jogadores, é difícil essa situação, aqui no país os clubes gastam muito, mas não recebem nem terça parte das suas despesas”.
De recordar que a Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) aprovou ontem, (17.08), um aumento dos prémios do vencedor do campeonato nacional de futebol da primeira divisão da Guiné-Bissau, a “Guines-Liga”, a partir da próxima época desportiva 2022/2023, que arranca no próximo mês de Novembro.
O vencedor da competição organizada pela LGCF vai receber a partir de agora 10 milhões de francos CFA como prémio pela conquista do título de campeão nacional.
De referir que no ano passado, ou seja, na última temporada o valor era de 7 milhões de francos CFA.
Sobre a implementação da Taça da Liga, anunciada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol para a próxima época desportiva 2022/2023, o responsável máximo da equipa do bairro de Cuntum mostrou-se a favor dessa decisão, segundo ele ajudará os jogadores a terem mais jogos nas pernas.
©️ Camnate M’bundé