CA FORMARÁ ÁRBITROS PROVINCIAIS PARA DESCENTRALIZAR ARBITRAGEM
O presidente do Conselho da Arbitragem (CA) da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Fidel Gomes, anunciou a realização de ação de formação destinada aos árbitros provinciais, como forma da criação das equipas de arbitragem no interior do país.
Segundo Fidel Gomes, a iniciativa visa a descentralização dos árbitros e facilitar as nomeações dos árbitros para os jogos oficiais.
O responsável informou, durante uma entrevista à Rádio Educativa Voz de Tombali, que a ação de formação é uma exigência da FIFA, e que já recebeu o aval do presidente da federação de futebol para a realização da formação.
Na ocasião, Gomes disse que a formação vai decorrer em três províncias do país, Norte, Sul e Leste, mas para já a província de Sul será a prioridade.
“Já fizemos o orçamento, mas demos prioridade à província Sul, concretamente à cidade de Buba”, começou por dizer Fidel Gomes.
Na mesma entrevista, Fidel Gomes garantiu que as formações que decorrerão em todas as três províncias da Guiné-Bissau, serão selecionados os melhores árbitros que futuramente serão indicados para dirigir partidas nas províncias.
Por outro lado, o responsável dos homens de apito no país anunciou, para o próximo sábado, dia 15 de Outubro, a realização do teste físico aos árbitros federados, na qual estarão mais de cem juízes.
“Deverão fazer dez voltas no Estádio Nacional “24 de Setembro”. Quem não apurar no teste não estará em condições para ajuizar nenhuma partida do campeonato. Além disso, tínhamos feito uma reciclagem”, enfatizou em relação à perspetiva para a época 22/23.
Convidado para fazer balanço sobre arbitragem da última temporada nas competições oficiais, Gomes considerou de positivo a atuação dos juízes, mas admitiu que “nem tudo foi mar de rosas”, com referência ao jogo de Sporting vs Nhacra que, segundo ele, houve alteração do árbitro de última hora, motivado pelas questões de saúde do juiz indicado inicialmente.
“Apesar da época ser positiva em termos da arbitragem, há coisas que não correram bem, mas aceitamos as críticas e damos a mão à palmatória”, finalizou.
©️ Balantó Danfa