AC MANI REALIZA SUA PRIMEIRA GALA DE HOMENAGEM
O Atlético Clube de Mani (AC Mani) vai realizar no próximo dia 22 de Outubro de 2022, a sua primeira edição de Gala em Luxemburgo, informaram os responsáveis do projeto ao portal O Golo GB.
Com esta primeira edição de Gala, a organização do evento pretende distinguir todos os elementos afetos ao AC Mani, como forma de lhes agradecer pelas suas contribuições na afirmação desta estrutura desportiva guineense.
Saliente-se que a comissão organizadora da gala informou ainda, durante uma entrevista ao portal O Golo GB de que já estão esgotados os lugares disponíveis para os participantes no evento.
Por outro lado, os responsáveis pela gala, adiantaram que a escolha de Luxemburgo para a primeira edição tem a ver com a situação geográfica daquele país europeu que permite uma fácil mobilidade para quem chega de diferentes países da Europa, assim como o nível de segurança desta nação no coração do velho continente.
De referir que AC Mani foi fundado em 1995 pelo treinador guineense, Ussumane Samaté (Mani), cujo nome foi atribuído à equipa. Logo depois da sua criação, o mentor do projeto, Mani, dedicou-se à caça dos talentos a nível da capital Bissau e também um pouco por todo o território nacional.
Com a fundação do AC Mani, Mister Ussumane Samaté ou simplesmente Mister Mani abraçou assim uma tarefa de orientar as crianças e jovens a seguirem as suas paixões e os seus sonhos de um dia serem jogadores profissionais.
Contudo, Mister Mani não pensava apenas em criar craques de futebol, mas também dava ênfase à formação de homens de amanhã, caso a carreira profissional em desporto-rei não desse certo.
Atualmente, apesar de muitos dos então crianças e adolescentes que faziam parte do AC Mani não conseguiram singrar no futebol, mas entre eles destacam-se o antigo internacional guineense Vany e o ainda internacional pelos Djurtus, Juary Soares que marcou o célebre primeiro golo da Guiné-Bissau numa fase final do Campeonato Africano das Nações – CAN’2017 disputado no Gabão.
A equipa de AC Mani decidiu manter viva a família que nasceu em 1995, com a maior dos seus elementos na Europa, em 2019 decidiram reativar e relançar o projeto com a realização de três jogos amigáveis por ano, agora em 2022 vão dar mais um passo com a primeira edição de Gala.
Os responsáveis do AC Mani afirmaram seus compromissos com o desenvolvimento da Guiné-Bissau, particularmente do futebol e do desporto nacional, em geral. Indicaram também que nesta senda o AC Mani tem alguns projetos em manga, mas preferiram manter tudo em segredo até às suas concretizações ou ter tudo em mãos, apesar de revelarem que uma academia de futebol faria parte do pacote.
Recorde-se que Luxemburgo é um pequeno país europeu, rodeado por Bélgica, França e Alemanha. Trata-se de uma nação predominantemente rural, com a densa floresta de Ardenas e parques naturais ao norte, desfiladeiros rochosos da região de Mullerthal ao leste e o vale do rio Mosela no sudeste. A capital, Cidade de Luxemburgo, é famosa por sua antiga cidade medieval fortificada sobre penhascos íngremes [dados da Wikipédia].
AC Mani não fecha as suas portas para pessoas que partilham a mesma visão com a do projeto, o exemplo disso são alguns elementos que se juntaram à organização já na Europa.
©️ O Golo GB
📷 Reprodução | Facebook AC Mani