CONHEÇA ACADEMIA ATLÉTICO DA GUINÉ-BISSAU
O empresário e proprietário da Academia Atlético da Guiné-Bissau, Inussa Djamanca Baldé, disse ao portal desportivo O Golo GB que a qualidade que os seus jogadores estão a exibir na Europa é fruto de muito trabalho desenvolvido nessa organização desportiva.
Inussa Djamanca Baldé falava hoje, 19 de Outubro de 2022, numa entrevista exclusiva ao portal desportivo o Golo GB, na qual começou por dizer:
“A qualidade que os nossos jogadores estão a demonstrar na Europa, tem a ver com os trabalhos técnicos que os treinadores têm desenvolvidos na nossa academia, porque o nosso trabalho não fica limitado só dentro da academia, mas também alargamos os trabalhos para fora de campo, a fim de dar um acompanhamento e controlo aos nossos atletas”.
Para Inussa Baldé, não basta só ter qualidades futebolísticas, “mas também hoje em dia exige-se qualidade enquanto homem. Hoje estamos a demonstrar qualidade na Europa, porque a maioria dos jogadores que saíram nessa academia tiveram base, e demonstraram qualidades com isso, e suas adaptações na Europa não foram tão difíceis”.
O responsável desportivo adianta ainda que o objetivo do Atlético da Guiné-Bissau, não é apenas levar as crianças e deixá-las nas ruas da Europa, mas sim, “temos um objetivo bem definido, de um dia ver os nossos jogadores no alto nível e a jogar na Liga Europa e na Liga dos Campeões, e se continuamos com essa dinâmica, esse objetivo será atingido brevemente”.
Perguntado sobre a falta dos investidores e parceiros, o empresário respondeu: “para ter investidores não é tão difícil, mas imagine, nos últimos tempos, temos estado a receber várias chamadas com objetivo de ter uma parceria, o mais caricato é que aquelas pessoas exigem de nós a divisão 50/50. Claro que queremos parcerias, mas antes de tudo, a pessoa tem que vir constatar in loco, para depois tirar ilações dos talentos existentes aqui. Podemos dividir cinquenta/cinquenta, mas a pessoa fica na Europa e depois exige um valor alto, aquilo não vamos fazer”.
Por último, o proprietário revelou que está a trabalhar para que os treinadores que trabalham na academia possam ter oportunidade de viajar para Europa com objetivo de adquirirem formações de qualificação técnica, a fim de aumentar mais as suas qualidades na academia.
De recordar que Academia Atlético da Guiné-Bissau, foi fundado no ano 2010, depois da extinção da Academia Nantes de Bissau, desde então essa casa de futebol tem formado vários jogadores, alguns a fazerem sucessos na Europa, caso concreto de Franculino Djú, Alamara Viriato Djabi, da equipa do Sport Lisboa e Benfica e muitos outros talentos espalhados nos clubes portugueses.
©️ Camnate M’bundé & Elvis da Silva