NASCEU NO PAÍS A ACADEMIA “NOVA ESPERANÇA”
Nasceu no país mais uma estrutura de formação dos futebolistas denominada de Academia Nova Esperança, cujo ato de apresentação pública aconteceu no passado dia (25.10), numa cerimónia que culminou com a recepção de um lote de materiais desportivos oferecidos pelos seus parceiros.
À margem da apresentação do referido centro de formação, o portal desportivo O Golo GB falou com o adjunto coordenador da academia, o jornalista Camnaté M’bundé, que sublinhou que a academia é fruto de um trabalho duro e de muita responsabilidade.
“Essa academia é fruto de muito trabalho e responsabilidade, fizemos um trabalho ao longo dos últimos seis meses, e hoje tornou-se numa realidade, temos a responsabilidade de fazer coisas boas. Também temos a responsabilidade com o futebol nacional e com essas crianças que todos os dias procuram o futuro no futebol. Sabemos que não vai ser fácil, mas vamos fazer a diferença e um dia o país acolherá fruto do nosso trabalho”, assegurou.
Perguntado sobre as garantias, uma vez que a maioria das crianças, cujos objetivos é jogar no futebol europeu, o adjunto coordenador respondeu o seguinte:
“Temos a noção clara da responsabilidade que paira sobre nós, existem alguns parceiros que um dia a Guiné-Bissau saberá quem são, não vamos garantir nada às crianças, para não alimentar as falsas esperanças nas crianças ou nos seus pais.” disse o vice-coordenador, para de seguida concluir que “sabemos o país que temos, quando o assunto é futebol europeu as crianças ficam entusiasmadas, é normal, mas a única coisa que vamos exigir às crianças é trabalho duro, e se surgir uma oportunidade será para elas, mais nada”.
“Hoje entregamos os materiais de trabalho, é um bom começo, quem sabe se futuramente, vamos dar mais, porque a maior dificuldade com que as academias deparam no país é a falta de materiais, o que muitas vezes leva a extinção da academia, esperamos que isso não aconteça connosco”.
Por seu lado, o treinador da academia, Mamadu Sanhá (Mister Torres), disse que tem uma dívida com o país, e que não podia hesitar em abraçar uma iniciativa do género, garantindo que a academia formará os jogadores com talento para servir a Guiné-Bissau.
De referir que o lote de materiais doados está composto por 3 pares de coletes, 10 bolas, escadas, cones e mecos.
Recorde-se que a Academia Nova Esperança foi fundada no dia 20 de Outubro de 2022 e é a mais nova estrutura de futebol de formação na Guiné-Bissau.
©️ O Golo GB